A Climatempo alertou que o avanço do desmatamento na Amazônia pode levar o planeta a um ponto de não-retorno climático, no qual a floresta perderia a capacidade de se regenerar. O aviso vem às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA).
Segundo o especialista Pedro Regoto, cerca de 20% da Amazônia Legal já foi devastada, e pesquisas recentes indicam que o colapso pode ocorrer entre 20% e 25% de desmatamento bem abaixo do limite de 40% estimado em estudos anteriores. “Acima desse patamar, a floresta pode se transformar em savana, alterando o regime de chuvas e elevando a temperatura global”, explicou.
A Amazônia é um dos nove pontos críticos do clima global, e sua destruição pode desencadear reações em cadeia com efeitos em todo o planeta. Regoto reforça que frear o desmatamento não basta: é preciso recuperar as áreas degradadas.
Em 2024, o Brasil registrou a maior temperatura média da história, com 25,02°C, segundo o Inmet. Para a Climatempo, proteger a floresta é essencial para evitar desastres climáticos cada vez mais intensos. “A Amazônia é o coração climático do planeta. Preservá-la é preservar a vida”, concluiu o especialista.