APOIO EVANGÉLICO: Lula decide indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

A escolha de Messias contou com forte apoio de lideranças do PT e de ministros próximos ao presidente

APOIO EVANGÉLICO: Lula decide indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por auxiliares e aliados próximos ao Palácio do Planalto.
 
Messias será indicado para substituir o ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente, aos 67 anos, embora pudesse permanecer na Corte até os 75. A indicação oficial deve ser anunciada por Lula nas próximas horas.
 
Após o anúncio, o nome de Messias será encaminhado ao Senado Federal, onde passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A nomeação só será efetivada após aprovação pela maioria dos senadores.
 
A escolha de Messias contou com forte apoio de lideranças do PT e de ministros próximos ao presidente. Entre os cotados para a vaga, ele era considerado o mais alinhado e de maior confiança de Lula.
 
Perfil
 
Jorge Messias, de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Caso tenha seu nome aprovado pelo Senado, poderá permanecer no STF por até 30 anos, de acordo com a idade limite de 75 anos para aposentadoria compulsória.
 
Messias assumiu o comando da Advocacia-Geral da União em janeiro de 2023, no início do terceiro mandato de Lula. Antes disso, foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência da República durante o governo Dilma Rousseff, cargo estratégico responsável pela análise jurídica de atos do Executivo.
 
Com a indicação, Lula reforça sua influência no Supremo e amplia a presença de nomes com trajetória ligada aos governos petistas na mais alta Corte do país.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Governo deveria implementar tarifa zero no transporte público?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS