VIRUS BRASILEIRO: Pesquisadores encontram novo coronavírus em morcegos

Pesquisa realizada no Ceará vai avançar para saber se o novo coronavírus pode infectar humanos

VIRUS BRASILEIRO: Pesquisadores encontram novo coronavírus em morcegos

Foto: Divulgação Usp/Larissa Leão Ferrer de Souza

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, do Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen) e da Universidade de Hong Kong descobriram um novo coronavírus em morcegos, sendo o primeiro na América do Sul intimamente relacionado ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês).

 

De acordo com os pesquisadores, ainda não é possível saber se pode infectar humanos, por isso, serão feitos novos estudos para ampliar o conhecimento. O coronavíus causador da MERS foi identificado pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita, e provocou mais de 800 mortes, com casos registrados em 27 países.

 

No total, os pesquisadores identificaram sete coronavírus em amostras de cinco morcegos coletadas pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen), em Fortaleza, destacando a grande diversidade genética de coronavírus encontrada. Os animais pertenciam a duas espécies diferentes (Molossus molossus e Artibeus lituratus), sendo uma insetívora e outra frugívora.

 

Em outro estudo realizado pelos grupos do Lacen-Fortaleza e da Unifesp, foram encontradas variantes de vírus da raiva de saguis em morcegos.

 

“Os morcegos são importantes reservatórios de vírus e, por isso, devem ser alvos de vigilância epidemiológica contínua. Esse monitoramento permite identificar os vírus em circulação, antecipar potenciais riscos de transmissão para outros animais e até mesmo para os humanos”, lembra Ricardo Durães-Carvalho, professor da EPM-Unifesp e orientador de Silvério.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Porto-velhense — como você avalia os primeiros 100 dias da gestão Léo Moraes?
Você acha que a Caerd deve ser privatizada?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS