ALZHEIMER: A proteína que evita a doença é desenvolvida por brasileiras

Pesquisadores descrevem o papel da proteína lamina-B1 como um biomarcador do envelhecimento

ALZHEIMER: A proteína que evita a doença é desenvolvida por brasileiras

Foto: Bossanews Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma equipe descobriu uma proteína que funciona como um marcador do envelhecimento do cérebro, e que contribui para compreender mudanças funcionais e medicamentos que podem ser desenvolvidos evitar o Alzheimer.
 
O estudo liderado por neurocientistas brasileiras e publicado na revista científica Aging Cell, onde os pesquisadores descrevem o papel da proteína lamina-B1 como um biomarcador do envelhecimento em seres humanos e animais.
 
“Nosso objetivo foi identificar indicadores de mudanças que podem levar à perda de função e, por fim, em alguns casos, à demência. A novidade de nosso trabalho foi encontrar um marcador que identifica as células envelhecidas no cérebro”, declarou Flavia Alcântara Gomes, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ).
 
Para tal, foram avaliadas 16 amostras de pessoas de meia-idade e 14 de idosos para investigar transformações nos astrócitos, que são células nervosas que dão sustentação e também ajudam a controlar o funcionamento dos neurônios.
 
O estudo revelou que a quantidade de lamina-B1 diminui com o envelhecimento e que no futuro, pode evitar o Alzheimer. A proteína tem como função de manter íntegro o núcleo dos astrócitos e essa identificação ajuda a distinguir o que é um sinal normal do envelhecimento. “A novidade desse estudo é revelar que a lamina-B1 é um indicador de que os astrócitos estão envelhecidos”, afirma Gomes.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Neymar ainda é um jogador do futebol?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS