LUA NEGRA: Últimos dias de 2024 terão um evento astronômico incomum

O termo se refere à repetição da fase Lua Nova dentro de um mesmo mês

LUA NEGRA: Últimos dias de 2024 terão um evento astronômico incomum

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Os últimos dias de 2024 serão marcados por um evento astronômico raro: a Lua Negra. Esse fenômeno ocorre quando há uma segunda Lua Nova no mesmo mês, o que acontece, em média, a cada dois anos e oito meses.
 
O primeiro ciclo de Lua Nova deste mês aconteceu no dia 1º de dezembro. Já o segundo, denominado de Lua Negra, aparecerá no céu no dia 30 de dezembro, às 19h26 (horário de Brasília). Portanto, já será 31 de dezembro nas regiões da Europa, África e Ásia.
 
Apesar do nome, a Lua Negra não altera a visibilidade do astro. O termo se refere à repetição da fase Lua Nova dentro de um mesmo mês, o que é incomum. A fase Nova dura cerca de 29,5 dias, e como um mês tem, em média, 30 ou 31 dias, a única forma de o fenômeno ocorrer é quando o ciclo começa no primeiro dia do mês.
 
Embora o nome possa sugerir uma Lua escura no céu, isso, na verdade, não ocorre. Na realidade, astronômicamente, a Lua Negra sinaliza apenas a repetição da fase Nova. Dessa forma, isso explica a raridade do evento, uma vez que tal fenômeno ocorre apenas em intervalos superiores a dois anos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS