Presidente do Peru é investigada por omissão e abandono de cargo

Dina Boluarte ficou afastada por 10 dias após operar o nariz

Presidente do Peru é investigada por omissão e abandono de cargo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Peru abriu na última quinta-feira (5) uma investigação contra a  presidente Dina Boluarte pelos crimes de omissão de atos funcionais e abandono do cargo durante 10 dias devido a uma cirurgia no nariz .
 
"A Procuradoria da Nação abriu uma investigação preliminar contra Dina Boluarte, na sua qualidade de presidente, sob a alegação de omissão de atos funcionais e/ou, alternativamente, sob a alegação de abandono de função", diz o comunicado publicado no perfil do MP no X.
 
"Não houve por parte da chefe de Estado uma comunicação oficial ao Conselho de Ministros e ao Congresso Nacional sobre o impedimento temporário de exercer suas funções", acrescenta a nota.
 
O caso surgiu após um comentário do ex-primeiro-ministro peruano Alberto Otárola, que, diante da Comissão de Supervisão do Parlamento, em 3 de dezembro, afirmou que a presidente permaneceu ausente de qualquer ato público entre 29 de junho e 9 de julho de 2023 para operar o nariz "por problemas respiratórios".
 
"Como é do conhecimento público, a presidente da República, nas datas indicadas, foi submetida a um procedimento cirúrgico, mas este procedimento, como acontece com qualquer pessoa, requer cuidados, o que não significa que houve descuido com as tarefas que lhe cabiam, e digo isso porque eu era presidente do Conselho de Ministros naquela época", declarou Otárola.
 
De acordo com o ex-premiê, que ocupou o cargo de dezembro de 2022 a março deste ano, "não houve ausência no poder, porque sabíamos que seria realizada uma intervenção cirúrgica e sempre mantivemos contato telefônico com Boluarte".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS