Com uma vitória relativamente folgada, Orsi é eleito novo presidente do Uruguai, garantindo vitória prevista da esquerda
Foto: Flickr / Juan Casal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As eleições presidenciais do Uruguai foram decididas em segundo turno confirmando a vitória de Yamandú Orsi, candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla, eleito presidente neste domingo (24). Ele disputava o segundo turno das eleições contra Alvaro Delgado, do Partido Nacional, candidato de direita.
Enquanto Delgado era apoiado pelo governo atual, Orsi recebeu forte apoio de José “Pepe” Mujica, ex-presidente de esquerda bastante popular no país. Mesmo com saúde fragilizada, o ex-presidente fez questão de defender o candidato durante a campanha.
Embora Orsi e Delgado tenham ido para um segundo turno de votação, as eleições presidenciais foram concluídas com bastante folga.
Após apurar 99,92% dos votos, o resultado foi 43,94% de votos para Orsi e 26,77% para Delgado.
Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez tem 57 anos. Ele nasceu em uma família humilde oriunda da cidade de Canelones, zona rural do Uruguai. Ele cresceu sem energia elétrica e estudou em escolas públicas.
Ele se formou em história em 1991 e foi professor de Ensino Médio até 2005. A partir de então, atuou como secretário-geral por uma década e, depois, foi duas vezes prefeito de Canelones.
Em julho de 2024, Orsi desistiu do cargo de prefeito para concorrer às internas partidárias da Frente Ampla. Ele superou a ex-prefeita de Montevidéu Carolina Cosse e teve 60% dos votos partidários.
Orsi se casou duas vezes e tem um casal de gêmeos de 11 anos com a segunda esposa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!