O ser humano visa estabelecer-se de forma sustentável na Lua. Mas como lidar com os resíduos? No contexto do LunaRecycle Challenge, a NASA espera soluções radicais para limitar os descartes no nosso satélite natural.
A NASA incentiva assim pesquisadores e inovadores a proporem sistemas de reciclagem capazes de garantir a gestão dos resíduos. O concurso oferece até 3 milhões de dólares pelas melhores ideias.
Esta competição em duas fases começará com a apresentação de cenários de uma missão de um ano. Cada equipe deverá expor soluções ecologicamente responsáveis para minimizar os resíduos. Em seguida, os participantes selecionados construirão um protótipo baseado em sua proposta inicial. Os protótipos mais promissores receberão até 1,4 milhão de dólares.
A gestão dos resíduos na Lua exige uma abordagem muito mais rigorosa do que a bordo da Estação Espacial Internacional, onde os resíduos são reenviados à Terra. Na Lua, essa opção está fora de questão.
O concurso se divide em duas vertentes, uma dedicada à concepção de um "gêmeo digital", uma réplica virtual dos sistemas de reciclagem. Este processo, valorizado na engenharia, simula o desempenho antes da construção física.
A outra vertente, chamada Prototype Build Track, consiste no desenvolvimento de equipamentos e materiais concretos capazes de lidar com os resíduos sólidos lunares. Esses sistemas devem considerar a fabricação local de elementos reciclados.
Além do aspecto espacial do projeto, também se esperam aplicações terrestres. A NASA espera que algumas soluções possam ser adaptadas para melhorar a reciclagem na Terra.