O enorme Exército de Terracota da China, encontrado em Xi'An, é uma das descobertas arqueológicas mais famosas do mundo moderno. A enorme coleção de estátuas de argila ficou escondida sob a terra por mais de 2.000 anos até sua redescoberta por acaso em 1974. Isso e a descoberta do túmulo do primeiro imperador da China ajudou a preencher inúmeras lacunas na história da China Antiga e na história mundial em geral. As revelações fascinantes que cercam sua criação e descoberta, e as lições que nos ensinaram, são realmente surpreendentes.Intrigado? Na galeria, saiba tudo sobre os lendários e misteriosos guerreiros de terracota da China.
Qin Shi Huang foi o primeiro Imperador da China e o fundador da dinastia Qin. A dinastia Qin durou apenas cerca de 15 anos, de 221 a.C. a 206 a.C., mas seu efeito no resto da história chinesa é difícil de estimar.
Qin Shi Huang estabeleceu a dinastia Qin no final do período dos Estados Combatentes da China, depois que seu estado natal, Qin, conquistou todos os outros estados e estabeleceu o primeiro sistema governamental unificado na história da China.
Durante seu reinado relativamente curto, o Imperador Qin padronizou o sistema de escrita da China, bem como suas unidades de medida e suas formas de moeda. O líder também colocou em ação uma campanha massiva de obras públicas que conectou os estados chineses por meio de um sistema de estradas e canais.
Embora Qin Shi Huang tivesse apenas 13 anos quando assumiu o trono do estado de Qin, a construção de seu complexo funerário começou imediatamente. O resultado final se tornou o maior complexo funerário do mundo, e sua descoberta marcaria uma das conquistas mais importantes na história da arqueologia.
De acordo com um antigo tomo de história conhecido como "Registros do Grande Historiador", atribuído a Sima Qian (foto), a construção do Exército de Terracota e do complexo de túmulos ao redor começou em 246 a.C., ano em que o jovem Qin chegou ao poder.
A construção continuaria por quase 40 anos, e duraria até mais do que o reinado do imperador. Qin morreu em 210 a.C. e foi imediatamente enterrado na seção de tumbas já concluída de seu complexo, mas as áreas ao redor exigiram mais quatro anos de trabalho, e não foram concluídas até pouco antes da queda da dinastia Qin em 206 a.C.
No total, o Exército de Terracota consiste em cerca de 8.000 guerreiros. Embora fosse costume que os líderes fossem enterrados com itens de proteção que os seguiriam para a vida após a morte, o tamanho e o número absoluto desses soldados não foram igualados por nenhum outro grupo de sepultamento antes ou depois.
Todos os cerca de 8.000 guerreiros estão voltados para o leste, a direção de onde o local de descanso do imperador provavelmente seria atacado, já que a localização do mausoléu fica na região mais ocidental da China.