De nove estados do Nordeste, oito tiveram 100% de concluintes da rede pública com inscrições confirmadas
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou uma alta no número de inscrições entre os estudantes que terminam o Ensino Médio na rede pública neste ano. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a taxa passou de 58% em 2023 para 94% em 2024 — um crescimento de 36 pontos percentuais.
Além disso, 14 Unidades da Federação (UFs) registraram 100% de inscrições de alunos do 3º ano do Ensino Médio que estão terminando os estudos na rede pública.
Segundo o ministro, esse aumento ocorreu não só pelos "esforços dos estados", mas também devido ao programa Pé-De-Meia, um incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no Ensino Médio público.
"Nós tivemos um incentivo do Pé-de-Meia, que garante que quem fizer as duas provas do Enem recebe mais uma parcela mensal. Eu acho que isso deu esse estímulo, e eu espero que a gente possa ter um sucesso no Enem", disse ele na última semana.
Para conseguir aderir ao benefício, os jovens devem pertencer a uma família de baixa renta e comprovar frequência escolar mínima de 80%.
Em relação às inscrições totais, conforme Santana, o Ministério da Educação (MEC) registrou um aumento de 27% neste ano em comparação com 2022.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!