AMAZÔNIA: Preso acusado de liderar grupo responsável por queimadas e desmatamento

Esquema teria causado danos ambientais estimados em R$ 138 milhões

AMAZÔNIA: Preso acusado de liderar grupo responsável por queimadas e desmatamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira 23 um homem apontado como líder de um grupo criminoso responsável por desmatamento e queimadas ilegais no sul do Amazonas.
 
O esquema teria causado mais de 138 milhões de reais em danos ambientais. O suspeito, identificado como o principal financiador e articulador das atividades ilícitas, foi detido em um condomínio de luxo na cidade de Campinas, em São Paulo.
 
A prisão ocorreu no âmbito da operação Dracarys, que investiga desmatamentos e queimadas nos municípios de Boca do Acre (AM) e Pauini (AM).
 
Conforme a Polícia Federal, o grupo é suspeito de desmatar, provocar incêndios, impedir a regeneração da vegetação, além de praticar falsidade ideológica e associação criminosa.
 
As áreas de Boca do Acre e Pauini, de difícil acesso e pouco monitoramento, teriam sido escolhidas estrategicamente para dificultar a ação de órgãos de fiscalização ambiental. O esquema teria causado a derrubada de 1.672 hectares de floresta nativa e queimadas que devastaram 2.368 hectares de terras públicas federais.
 
O impacto das queimadas, revelado por imagens de satélite, contribuiu para a formação de densas nuvens de fumaça que afetaram amplas regiões da Amazônia, especialmente entre setembro e outubro deste ano. Essas emissões comprometeram a qualidade do ar, agravando a crise ambiental e gerando prejuízos à saúde das comunidades locais.
 
A operação Dracarys cumpre 10 mandados judiciais expedidos pela 7ª Vara Federal do Amazonas, incluindo prisão, buscas e apreensões nos estados de São Paulo e Amazonas.
 
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens dos investigados, visando garantir a reparação dos danos ambientais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS