O Brasil amanheceu nesta quarta-feira (11/9) com sete estados sob alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade relativa do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com os dados, a umidade estará abaixo do 12% nos locais sinalizados. O aviso terá início às 11h e acabará às 19h.
Os estados sinalizados no mapa do Inmet são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Além dos citados, outros 15 estados e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade relativa, que indica uma variação de 30% a 20%.
A baixa umidade do ar pode causar diversas complicações à saúde, como desidratação da pele, ressecamento dos olhos e mucosas, podendo causar até sangramentos. É recomendado que seja feita a ingestão de bastante líquido, evitar o sol nos horários críticos, das 15h às 16h, e que não sejam praticadas atividades físicas durante esse horário. Também é recomendado o uso de umidificador de ar para ambientes fechados e o uso de hidratantes bucais e para pele.
Alerta vermelho para ondas de calor
Além dos alertas de baixa umidade relativa do ar, ontem (10), o Inmet publicou um aviso de grande perigo para ondas de calor até as 23h59 de sexta-feira (13). Os estados sob alerta de temperatura 5ºC acima da média por período maior que cinco dias são: Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.