QUEIMADAS: Dino determina mobilização das Forças Armadas, PF e PRF para combate a incêndios

Governo federal deve mobilizar o maior número de agentes em um prazo de 15 dias, conforme decisão

QUEIMADAS: Dino determina mobilização das Forças Armadas, PF e PRF para combate a incêndios

Foto: AgênciaBrasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta terça-feira (27) que o governo federal mobilize, em um prazo de 15 dias, o maior número possível de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas e Força Nacional para o combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. As informações são do UOL.
 
Diante do aumento das queimadas e do agravamento dos incêndios nos últimos dias, o ministro Flávio Dino, responsável por monitorar a execução da decisão do STF, considerou necessário empenhar o "máximo esforço" dos órgãos públicos.
 
Com base em notícias recentes, Dino determinou que os ministros da Defesa, da Justiça e do Meio Ambiente sejam intimados para coordenar a mobilização de todos os recursos federais disponíveis. Ele também recomendou ao presidente Lula a abertura de crédito extraordinário para financiar as operações de combate aos incêndios.
 
O ministro sugeriu, ainda, a liberação de crédito extraordinário para preparar as cidades a enfrentar crises climáticas.
 
"Observa-se em todo o país, inclusive no Pantanal e na Amazônia, nos últimos dias, a intensificação de queimadas gravíssimas, inclusive com indícios de origem criminosa. Tais fatos configuram danos irreparáveis e contrariam o conteúdo da decisão deste STF", diz a decisão.
 
O texto continua: "Não se ignoram os atuais esforços empreendidos por agentes públicos, contudo é fora de dúvida que é urgente intensificá-los, com a força máxima disponível, à vista da estatura constitucional do Pantanal e da Amazônia".
 
Dino, que deu o voto vencedor no julgamento, ficou encarregado de supervisionar a implementação das medidas determinadas pelo STF. Na qualidade de redator do acórdão, cabe a ele monitorar os desdobramentos e verificar se as ordens estão sendo seguidas.
 
Já havia sido convocada por Dino uma audiência de conciliação com seis ministros de Estado, a PGR (Procuradoria-Geral da República), representantes dos autores das ações no STF, e o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, que atua como coordenador do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário.
 
A audiência está marcada para o dia 10 de setembro no STF, e reunirá seis ministros do governo federal, a PGR, advogados dos partidos Rede e PT, que acionaram o Supremo, e o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.
 
Na ocasião, os representantes do Executivo deverão apresentar um relatório detalhado das ações adotadas para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Entre os presentes estarão os ministros da AGU (Advocacia-Geral da União), Defesa, Justiça, Meio Ambiente, Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário.
 
"Realço que a presente decisão objetiva, além do cumprimento de determinações judiciais transitadas em julgado, a execução do Pacto pela Transformação Ecológica entre os três Poderes do Estado brasileiro, recentemente celebrado", afirma, por fim, o documento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS