CARRO VOADOR: Embraer deve fazer seus primeiros voos ainda em 2024

Este será o primeiro carro voador produzido pela indústria brasileira Embraer

CARRO VOADOR: Embraer deve fazer seus primeiros voos ainda em 2024

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, anunciou a iminência dos primeiros voos de teste com o protótipo do seu tão esperado "carro voador".

 

O eVTOL (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical") está em fase final de produção e deve alçar voo ainda em 2024, representando um marco significativo para o futuro da mobilidade urbana.

 

"Nosso primeiro protótipo é de escala um, sem cabine, e será pilotado remotamente. Concluiremos o protótipo no primeiro semestre deste ano e iniciaremos os testes. Se tudo correr bem, estará voando até o final do ano", explica Johann Bordais, CEO da Eve, em entrevista à TV Vanguarda.

 

Após as etapas de testes e certificação, a Eve projeta iniciar a operação comercial dos eVTOLs em todo o mundo em 2026.

 

"Até o final do ano, iniciaremos a produção dos protótipos de conformidade", explica.

 

"Serão cinco veículos produzidos na fábrica da Embraer em São José dos Campos, destinados à certificação do produto. Em 2026, entregaremos as primeiras unidades aos nossos clientes", afirma Bordais.

 

O CEO da Eve destaca os benefícios que o carro voador trará para os passageiros, como economia de tempo e custos em viagens, além de menor emissão de ruídos em comparação com helicópteros.

 

"Acredito que a grande revolução reside na tecnologia que permite voos 100% elétricos, com decolagem, voo e aterrissagem totalmente elétricos. Isso representa uma mudança radical e possibilitará voos mais acessíveis, democratizando o céu e aumentando o número de aeronaves em operação. Os eVTOLs não substituirão carros ou helicópteros, mas serão uma alternativa viável", ressalta.

 

"Nosso objetivo é devolver tempo aos passageiros. O elemento revolucionário desse veículo, além da propulsão elétrica, é o baixo ruído. Nosso eVTOL será mais silencioso que um helicóptero e terá um custo operacional mais vantajoso", finaliza Johann.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS