REAJUSTE: Preço dos remédios deve subir até 4,5% a partir do domingo (31)

Grupo estabeleceu percentual como teto; farmácias podem reajustar de uma vez ou dividir repasse ao longo do ano

REAJUSTE: Preço dos remédios deve subir até 4,5% a partir do domingo (31)

Foto: Site correio24horas.com.br

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir do próximo domingo (31), os preços dos medicamentos em todo o Brasil serão reajustados em até 4,5%.

 

Esse percentual, estabelecido como um limite máximo, foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira, dia 28.

 

O Ministério da Saúde, em comunicado, ressaltou que esse índice representa o menor reajuste praticado desde 2020 e esclareceu que não se trata de um aumento automático nos preços, mas sim de uma definição do limite permitido para o reajuste.

 

As farmácias têm a opção de aplicar esse reajuste integralmente de uma vez ou dividir ao longo do ano, mas estão proibidas de realizar reajustes superiores a esse limite até março do próximo ano, quando a CMED deverá emitir uma nova regulamentação.

 

A resolução sobre o reajuste estabelece que as empresas fabricantes devem divulgar amplamente os preços de seus medicamentos, que não podem ser superiores aos valores publicados pela CMED no portal da Anvisa.

 

Para calcular o índice de reajuste, a CMED considera diversos fatores, incluindo a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias farmacêuticas, custos não contemplados pela inflação, como câmbio e tarifas de energia elétrica, e a competição de mercado, conforme determinado pela fórmula de cálculo estabelecida desde 2005.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS