MARCA-PASSO: Entenda o caso de saúde de Arnold Schwarzenegger

Ator passou recentemente pela quarta cirurgia no coração

MARCA-PASSO: Entenda o caso de saúde de Arnold Schwarzenegger

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Arnold Schwarzenegger revelou nesta semana que colocou um marca-passo. A cirurgia no coração já é a quarta do ator, que tem válvula aórtica bicúspide, uma condição congênita que causa alteração no fluxo sanguíneo.
 
Arthur Pipolo, cardiologista e coordenador de cardiologia do Hospital MaterDei Premium Goiânia, explica que o sopro cardíaco pode ser o primeiro sinal de válvula aórtica bicúspide. “Pode ser percebido pelo cardiologista durante o exame físico  através de um estetoscópio. O diagnóstico é então confirmado a seguir por um ecocardiograma”, esclarece.
 
“Crianças e jovens podem ter uma vida normal, mas algumas condições podem aparecer ao longo do tempo. Os sintomas específicos dependem das complicações que se desenvolvem, a pessoa pode se cansar facilmente, sentir falta de ar, desmaiar, sentir alterações nos batimentos cardíacos (palpitações) e ter dor no peito”, pontua o médico. 
 
A condição pode apresentar as complicações como refluxos ou estenose, segundo Obdúlia Camacho, cardiologista da rede de saúde dr.consulta. Para evitar isso, a profissional indicada o acompanhamento do funcionamento do coração por meio da realização anual de ecocardiograma e outros exames, tanto clínicos como bioquímico, para averiguação da pressão arterial ou de fatores bioquímicos como diabetes, colesterol, triglicérides, tiroides, ácido úrico, que podem colocar em risco a saúde cardíaca. 
 
O tratamento é indicado conforme o grau da condição. “Em caso de estenose aórtica ou insuficiência aórtica importante, o tratamento intervencionista pode ser por meio de um procedimento hemodinâmico ou um procedimento cirúrgico”, informa a Obdúlia.
 
Arthur explica que o marca-passo se faz necessário em casos de arritmias cardíacas mais graves. O dispositivo eletrônico age substituindo o estímulo natural do ritmo do coração. “O aparelho é cirurgicamente implantado sob a pele e conecta-se ao coração por meio de fios (eletrodos) inseridos por uma veia. Ele envia um sinal elétrico, organizando o ritmo cardíaco”, detalha. 
 
“Os marca-passos modernos conseguem captar a frequência e o ritmo cardíaco da pessoa e enviam um sinal de ritmo apenas quando necessário. Os marca-passos são programados fora do corpo e os médicos conseguem mudar a forma como respondem e interagem com o músculo cardíaco”, complementa.
 
Embora seja um tratamento, o marca-passo não é vitalício, e pode durar de 10 a 15 anos. Por isso, também, é importante o acompanhamento cardiológico com frequência. Pacientes com o dispositivo ainda são orientados a praticar atividade física, especialmente aeróbica e musculação.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS