APROVADO: Senado restringe ‘saidinhas’ prisionais; Projeto de Lei volta para Câmara

Texto aprovado veta benefício durante feriados

APROVADO: Senado restringe ‘saidinhas’ prisionais; Projeto de Lei volta para Câmara

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil; reprodução via Passando a Régua

O Senado aprovou na última terça-feira (20) o Projeto de Lei que restringe as saídas temporárias de presos - também conhecidas como ‘saidinhas’ - previstas na Lei de Execuções Penais.
 
O tema agora deve voltar para a Câmara, pois o PL foi alterado e os deputados precisam rever o texto - que havia sido aprovado em agosto de 2022.
 
O placar favorável às restrições das saidinhas foi de 62 X 2 no Senado. O projeto estava parado, mas voltou a ter destaque depois que um PM de Minas ser morto por um apenado que havia sido liberado no Natal, mas não tinha retornado para a prisão.
 
No Brasil, menos de 17% da população carcerária está em regime semiaberto, e dentre estes, menos da metade cumprem os requisitos restantes previstos por lei para a saída temporária. Atualmente, a lei estipula cinco datas comemorativas que possibilitam as ‘saidinhas’. São elas: Natal/Ano Novo, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais e Finados.
 
O texto aprovado pelo Senado põe fim nesta regalia, e obriga ainda a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS