CPMI DO 8 DE JANEIRO: 'Pediram para eu adulterar urna com código-fonte falso', diz Delgatti

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro retomou os trabalhos nesta quinta-feira (17)

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao ser questionando pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o hacker Walter Delgatti Neto declarou que seu encontro com membros do Partido Liberal (PL), em agosto de 2022, teve como objetivo discutir a “fragilidade das urnas eletrônicas”.
 
 
“A segunda ideia era, no dia 7 de setembro, eles pegarem uma urna, colocar um aplicativo meu lá e mostrar à população que é possível apertar um voto e sair outro. Eu faria o código-fonte da urna, não o do TSE. E nesse código meu eu inseria essas linhas, de códigos maliciosos. Feita para mostrar que a urna, se manipulada, sairia outro resultado. Um código-fonte fake.”
 
 
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro retomou os trabalhos nesta quinta-feira (17) com o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto.
 
• Para a relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a oitiva do hacker "poderá auxiliar esta comissão a esclarecer como a deputada Carla Zambelli (PL-SP) atuou de modo a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022".
 
• A Polícia Federal (PF) encontrou pagamentos de dois assessores de Zambelli ao hacker de forma fracionada. À PF, Delgatti afirmou que recebeu R$ 40 mil de Zambelli para invadir e inserir dados falsos nos sistemas de tecnologia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em janeiro deste ano.
 
• Na noite de quarta-feira (16), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Delgatti fique em silêncio durante sua oitiva ao colegiado.
 
• A CPMI é formada por 32 titulares - 16 senadores e 16 deputados federais - e 32 suplentes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS