CAMINHÃO: Dodge Ram precisa mesmo ter faixa refletiva? A PRF respondeu

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, alguns modelos da picape Ram são caminhões e precisam ter adesivos refletores e taquígrafo

CAMINHÃO: Dodge Ram precisa mesmo ter faixa refletiva? A PRF respondeu

Foto: Reprodução / Instagram

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Motor a diesel, torque 4x4, peso bruto total (PBT) superior a 3.5t, grande capacidade de armazenamento. Estas são as principais características de uma picape Ram. E também são os atributos mais comuns de um caminhão qualquer. 
 
Recentemente, o vídeo de um motorista afirmando que foi obrigado por um agente da PRF a colar faixas reflexivas em sua picape RAM viralizou nas redes sociais. No vídeo, o motorista parece surpreso pelo fato da caminhonete, por lei, ser considerada um caminhão.
 
 
De fato, o CTB e as resoluções do Contran consideram alguns modelos da Dodge Ram ‘caminhões especiais’. De acordo com a fabricante, o termo flexibiliza a velocidade máxima das picapes em rodovias.
 
A resolução 912/22 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito) indica que as faixas refletivas são obrigatórias para ‘todos os ônibus, micro-ônibus, motor-casa e nos caminhões com PBT (peso bruto total) superior a 4.536 kg’, que é o caso da Ram 3500 Longhorn mostrada no vídeo. 
 
Existe um único modelo da RAM (1500) com o PBT inferior a 3.5t. Entretanto, esse modelo não é mais fabricado. Na maioria dos casos, os veículos modelo RAM ultrapassam o PBT máximo para carros de passeio.
Isso significa que os condutores de picapes que ultrapassam o PBT estabelecido são, na verdade, motoristas de caminhão. E, para dirigir um caminhão - além de uma habilitação de categoria C - é preciso que o condutor esteja com o exame toxicológico em dia. 
 
É este mesmo PBT que obriga a instalação de tacógrafo, um objeto usado para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão. 
 
 

BOA NOTICIA

 

Entretanto, a obrigatoriedade das faixas e do tacógrafo foi anulada na última segunda-feira (03). Uma nova resolução entrou em vigor - notícia boa para motoristas entusiastas da RAM. 
 
A película retrorrefletiva e o cronotacógrafo continuam sendo exigidos de todos os caminhões com PBT acima dos 4.536kg. Exceto nos caminhões em que a carroceria faz parte do projeto original do veículo, com características semelhantes a uma caminhonete e comprimento inferior a 7 m.
 
Ou seja, exceto para os caminhões que se parecem com picapes. É a forma perfeita de definir as Ram 3500, que têm 6,07 m de comprimento. 
 
 

Porque a PFR age assim?

 

Em entrevista para o Rondoniaovivo, a Assessoria da PRF/RO afirma que ‘a PRF fiscaliza de acordo com a lei e normas que versam sobre os temas pertinentes’. 
 
‘Se o condutor e/ou veículo estiverem em desacordo com o que é previsto [por lei], lavrar-se-á o(s) respectivo(s) auto(s) de infração de trânsito’,  declarou a instituição.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS