EM PARIS: Lula cobra de países ricos responsabilidade para financiar preservação ambiental

Em discurso para grande público, o presidente da República convida as lideranças mundiais para manter a floresta amazônica de pé

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em discurso no "Power Our Planet", evento que reúne lideranças mundiais e importantes nomes da música, em defesa de um "novo pacto financeiro global" para enfrentar o desafio climático, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou o público que lotou o Campo de Marte, em Paris (França), a visitar o Brasil durante a COP 30. A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em 2025 na cidade de Belém, no Pará.
 
"Iremos fazer a COP 30 em um estado da Amazônia, para que todos vocês tenham oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza de nossos rios e que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossas florestas", defendeu Lula, em discurso na tarde desta quinta-feira (22/6), no palco erguido aos pés da Torre Eiffel.
 
Evento reúne grupos em defesa de um "novo pacto financeiro global" | Foto: Ricardo Stuckert (PR)
 
 
Logo após o discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, Lula reafirmou o compromisso com o desmatamento zero na Amazônia e disse que o governo "fará todo e qualquer esforço para manter a floresta de pé". O presidente sublinhou que o Governo Federal será muito duro contra qualquer iniciativa que queira "derrubar árvores para plantar soja, milho ou criar gado". E enfatizou: "a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda humanidade".
 
Lula responsabilizou países ricos – "aqueles que fizeram a revolução industrial e por isso têm que pagar a dívida histórica" com o planeta. Para o presidente, é deles o compromisso de financiar países em desenvolvimento que têm reservas florestais. "Não foi o povo africano que poluiu o mundo. Não foi o povo latino-americano que poluiu o mundo".
 
O chefe do executivo brasileiro citou dados que ilustram a importância da floresta amazônica para o mundo. Espalhada por oito países sul-americanos, a Amazônia tem o rio mais caudaloso do mundo, 40% das florestas tropicais, 10% das espécies vegetais e animais estimadas e representa 6% da superfície do planeta. Não bastasse isso, abriga 400 povos indígenas, que falam 300 idiomas.
 
O Brasil, por sua vez, tem papel central, de acordo com Lula, nesse processo de preservação e combate às mudanças climáticas. Tem 87% da matriz energética limpa e renovável, contra média mundial de 27%. A energia elétrica consumida no Brasil, 50% é renovável, enquanto a média mundial é de 15%.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS