Nesta segunda (19), o presidente Lula voltou a cobrar do Banco Central (BC) uma redução da taxa de juros. O petista vem pedindo, desde o início do mandato, uma redução na taxa de juros. O BC é independente do Governo Federal e, por isso, Lula não pode interferir diretamente nas decisões da instituição.
O presidente Lula afirmou por meio de uma live oficial, que Roberto Campos Neto - presidente do Banco Central - deve explicações à população e ao Senado.
‘Os juros precisam baixar. Não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar ao povo brasileiro porque ele mantém uma taxa de juros tão alta quando a inflação anual está em 5%’, afirmou Luís Inácio durante a live presidencial.
Com 13,75%, o Brasil tem a segunda maior taxa nominal de juros e fica atrás apenas da Argentina, que tem uma taxa de 75%.
O que são os juros?
A taxa Selic, popularmente referenciada como ‘juros’, é uma taxa básica da economia.
A Selic é um dos principais artifícios utilizados pelo Banco Central para tentar controlar a inflação. A taxa influencia os valores de todas as transações monetárias do país, como juros de empréstimos e cartões de crédito.
Quando a taxa Selic está alta os juros cobrados nas linhas de crédito aumentam e isso desestimula o consumo, favorecendo a queda da inflação. Quando a taxa Selic cai, os juros cobrados diminuem e isso estimula o consumo, pois fica mais fácil e barato realizar empréstimos e acessar linhas de crédito.
O que é inflação?
A inflação é o aumento, de um modo geral, dos preços de bens e serviços. A inflação representa o aumento do custo de vida e, consequente, redução no poder de compra do consumidor. Quando a inflação aumenta, ela afeta o preço de produtos básicos como o óleo de cozinha. A inflação sobe, e os preços acompanham o crescimento.
O Governo Federal tenta controlar a inflação com o reajuste do salário mínimo. E o Banco Central, com o controle da taxa Selic. O crescimento da inflação é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Por que Lula não pode intervir?
O Banco Central é uma autarquia federal.
Isto significa que o BC, mesmo vinculado ao Ministério da Economia, tem autonomia econômica, administrativa e técnica.
O Banco age de forma independente, desconsiderando os interesses políticos do governo.