ECONOMIA: Lula diz que juros precisam cair; Como isso afeta você?

O presidente diz que não existem motivos para continuar cobrando juros altos. Entenda de maneira simples como a taxa imposta pelo Banco Central atinge o bolso do consumidor

ECONOMIA: Lula diz que juros precisam cair; Como isso afeta você?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda (19), o presidente Lula voltou a cobrar do Banco Central (BC) uma redução da taxa de juros. O petista vem pedindo, desde o início do mandato, uma redução na taxa de juros. O BC é independente do Governo Federal e, por isso, Lula não pode interferir diretamente nas decisões da instituição.
 
O presidente Lula afirmou por meio de uma live oficial, que Roberto Campos Neto - presidente do Banco Central - deve explicações à população e ao Senado. 
 
‘Os juros precisam baixar. Não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar ao povo brasileiro porque ele mantém uma taxa de juros tão alta quando a inflação anual está em 5%’, afirmou Luís Inácio durante a live presidencial.
 
Com 13,75%, o Brasil tem a segunda maior taxa nominal de juros e fica atrás apenas da Argentina, que tem uma taxa de 75%.
 

O que são os juros?

A taxa Selic, popularmente referenciada como ‘juros’, é uma taxa básica da economia. 
 
A Selic é um dos principais artifícios utilizados pelo Banco Central para tentar controlar a inflação. A taxa influencia os valores de todas as transações monetárias do país, como juros de empréstimos e cartões de crédito. 
 
Quando a taxa Selic está alta os juros cobrados nas linhas de crédito aumentam e isso desestimula o consumo, favorecendo a queda da inflação. Quando a taxa Selic cai, os juros cobrados diminuem e isso estimula o consumo, pois fica mais fácil e barato realizar empréstimos e acessar linhas de crédito.
 

O que é inflação? 

A inflação é o aumento, de um modo geral, dos preços de bens e serviços.  A inflação representa o aumento do custo de vida e, consequente, redução no poder de compra do consumidor.  Quando a inflação aumenta, ela afeta o preço de produtos básicos como o óleo de cozinha. A inflação sobe, e os preços acompanham o crescimento. 
 
O Governo Federal tenta controlar a inflação com o reajuste do salário mínimo. E o Banco Central, com o controle da taxa Selic.  O crescimento da inflação é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

Por que Lula não pode intervir?

O Banco Central é uma autarquia federal. 
 
Isto significa que o BC, mesmo vinculado ao Ministério da Economia, tem autonomia econômica, administrativa e técnica. 
 
O Banco age de forma independente, desconsiderando os interesses políticos do governo. 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS