IDENTIFICADO: Segurança que agrediu jornalista é militar do Exército, diz GSI

Segundo colunista, o GSI identificou o segurança como um militar do Exército, cedido pela instituição para atuar na segurança do Itamaraty na última terça-feira (30)

IDENTIFICADO: Segurança que agrediu jornalista é militar do Exército, diz GSI

Foto: Henrique Lessa/CB/D.A. Press

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) identificou que o segurança que agrediu a jornalista da TV Globo, Delis Ortiz, durante visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil na última terça-feira (30), é um militar do Exército Brasileiro, que estava trabalhando na segurança do local sob coordenação do próprio gabinete.

 

A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, na última sexta-feira (02). Após a agressão, o GSI instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido. O órgão vai colher depoimentos dos envolvidos, e pretende ouvir também a versão da jornalista agredida. As investigações devem ainda checar as imagens de segurança do Palácio do Itamaraty para verificar se houve transgressão disciplinar ou possível crime na atuação dos seguranças.

 

O Exército, por sua fez, disse que afastou os militares cedidos à segurança presidencial, que estavam presentes no episódio, até o fim das investigações. Participaram da segurança do evento 193 militares. A força disse ainda que está à disposição para contribuir com as investigações.
 
 
Questionado pelo jornal, o GSI não comentou as informações sobre o segurança, mas destacou que a sindicância foi aberta para apurar a conduta dos agentes
que estavam à serviço do Gabinete.
 
 
Violência
 
O tumulto ocorreu após a cúpula de chefes de Estado da América do Sul, realizada no Itamaraty. Nicolás Maduro estava de saída quando foi abordado por jornalistas. Os seguranças, incluindo brasileiros e venezuelanos, tentaram impedir a aproximação da imprensa.
 
 
Segundo testemunhas, pelo menos três jornalistas foram agredidos. Delis Ortiz levou um soco no peito. Em relato à GloboNews, a profissional declarou que o episódio foi "assustador" e "constrangedor". "Você não espera isso de quem a gente conhece, que está no dia a dia. Esses seguranças conhecem a gente", disse Delis.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS