ECONOMIA: PIB brasileiro cresce acima do esperado no 1º trimestre do governo Lula

IBGE divulgou hoje o Produto Interno Bruto. Agropecuária estimulou o crescimento econômico

ECONOMIA: PIB brasileiro cresce acima do esperado no 1º trimestre do governo Lula

Foto: Reprodução / Gov. Estado SP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta (01) os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. A produção do país cresceu 1,9% quando comparada ao trimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período de 2022, a economia brasileira cresceu 4%.
 
 
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade. Anualmente, todos os países calculam e divulgam o PIB em suas respectivas moedas. 
 
 
O PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. 
 
Se um país não produzir nada em um ano, o PIB será nulo.
 
O desenvolvimento econômico foi impulsionado principalmente pelo setor da agropecuária, que cresceu 21,6%. É a maior alta do setor desde 1996.
 
 
A alta acontece por conta da produção de grãos, que no início deste ano obteve uma safra recorde. A safra do ano anterior foi impactada por problemas climáticos.
 
 
O setor com a segunda maior taxa de crescimento foi o dos serviços. Este é o principal da economia brasileira, e cresceu 0,6%. Em especial, foram aprimorados os desempenhos das atividades de transportes e das atividades financeiras (com alta de 1,2%).
 
 
De acordo com o mais novo relatório Focus do Banco Central (BC), o mercado projeta que a economia brasileira termine o ano em crescimento. A expectativa agora é o país avance 1,26%, projeção superior a da semana passada (1,2%).
 
 
Além do crescimento do agro, outros fatores que influenciaram o crescimento do PIB foram a queda da inflação e o aumento do salário mínimo. De acordo com o Governo Federal, o novo Bolsa Família também estimulou o aumento da produção nacional. 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS