PELUDOS LETAIS: Tamanduá-bandeira é mais perigoso que Onça-pintada

No Brasil, tamanduás são mais fatais do que as onças

PELUDOS LETAIS: Tamanduá-bandeira é mais perigoso que Onça-pintada

Foto: Divulgação

Apesar de serem conhecidas como traiçoeiras, as onças-pintadas (Panthera onca) não atacam pessoas tão frequentemente. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Amazonas, em contraste com a maioria dos outros carnívoros, os ataques de onças-pintada a humanos são considerados extremamente raros. As estatísticas comprovam que os tamanduás-bandeira tem uma maior letalidade e reincidência de ataques.


O Rondoniaovivo apurou que o único ataque de onça pintada á humano comprovadamente não provocado e letal ocorreu em 2008. Em comparação, mais de três ataques letais de tamanduás foram registrados na última década no Brasil, com diversas mortes supostamente atribuídas ao animal durante o século XX.



Indagado sobre a questão, o ICMbio (Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) afirma:


‘Os grandes felinos não têm como hábito natural atacar seres humanos. Desde que o ambiente onde vivem esteja equilibrado e a população humana mantenha o “limite” de contato com a vida selvagem, estes animais tendem a evitar qualquer contato com o homem e suas criações.’


Registros oficiais de ataques de grandes felinos a seres humanos no Brasil são extremamente escassos. A grande maioria é caracterizado como ‘provocado’ pelo ser humano e normalmente resulta em lesões superficiais nas vítimas. 


O caso mais recente de morte por tamanduá aconteceu em 2014, quando um caçador de Diamantina (MG) foi atacado pelo animal.


Apesar de não ter dentes ou garras, as unhas do tamanduá bandeira podem alcançar até 7cm de comprimento, e são afiadas o suficiente para perfurar a veia femoral humana. 


A onça-pintada é o maior felino do continente americano. Pode pesar mais de 100kg. Extremamente ágil, não tem nenhum predador natural. O cardápio preferido da onça são antas, capivaras e jacarés, mas também pode predar o tamanduá. 


O ICMBio estima que existam apenas cerca de 10 mil onças-pintadas no Brasil. Cada uma delas pode ocupar uma área de até 260 quilômetros quadrados.

 

Já o tamanduá é uma das espécies mais antigas da América Latina, com mais de 50 milhões de anos. O tamanduá pode alcançar os 40 quilos, e pode medir mais de 2m de comprimento, contando com a cauda - que se assemelha a uma bandeira hasteada, o que explica a origem do nome. 

 

A dieta do tamanduá são insetos. Pode comer cerca de 30 mil cupins ou formigas por dia.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS