MAIO LARANJA: 18 de maio, dia do combate ao abuso de crianças e adolescentes

Nesta quinta (18) é comemorado o Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

MAIO LARANJA: 18 de maio, dia do combate ao abuso de crianças e adolescentes

Foto: Ilustrativa

Nesta quinta (18) é comemorado o Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em 2000, pelo projeto de lei No 9970/00. A escolha foi feita por conta do caso Araceli, onde uma menina de oito anos foi drogada, violentada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). 


O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e jovens, com cerca de meio milhão de vítimas a cada ano. Estima-se que 75% das vítimas sejam meninas e negras. 


Existem três tipos de violência sexual: abuso sexual, exploração sexual e tráfico comercial para fim sexual. 

O abuso sexual é entendido como toda ação que se utiliza da criança ou da/o adolescente para fins sexuais, seja conjunção carnal ou outro ato libidinoso, realizado de modo presencial ou por meio eletrônico, para estimulação sexual do agente ou de terceiros.

A exploração sexual se relaciona diretamente com situações de vulnerabilidade evidenciadas pelo envolvimento de uma moeda de troca, seja dinheiro, objeto de valor ou mercadoria, como pagamento à vítima em troca da violência. Esta modalidade de violência se configura por ato que ocorre entre a vítima e o abusador, sem intermédio de terceiros, diferentemente da exploração sexual comercial. 

De acordo com o Senado, a forma mais eficiente para combater a pedofilia é a denúncia, que pode ser feita de forma anônima pelo disque 100. São recebidas em média 80 ligações por dia relacionadas ao abuso sexual infantil. 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS