BORRACHA AMAZÔNICA: Encontro de oportunidades acontece em Rondônia nos dias 03 e 04 de maio

Evento vai reunir produtores de estados como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, associações e cooperativas seringueiras, organizações não governamentais e movimentos sociais

BORRACHA AMAZÔNICA: Encontro de oportunidades acontece em Rondônia nos dias 03 e 04 de maio

Foto: Ilustrativa

A produção de borracha na Amazônia tem grande importância para a economia local e a geração de renda, aliando produção com a conservação da floresta em pé. Em 2020, o país registrou uma produção de mais de 218 mil toneladas, sendo 843 toneladas de borracha nativa e o restante de áreas de cultivo.
 
 
Esse volume mostra que a cadeia produtiva da borracha da Amazônia, símbolo do extrativismo nacional, vive um novo momento de sinalização positiva do mercado, mas demanda ainda reestruturação para garantir sua sustentabilidade e aumentar sua participação. Apesar de significativa, a produção nacional atual representa menos de 2% da oferta global e não atende toda a demanda da indústria no país, que hoje é superior a 442 toneladas por ano.
 
 
Para endereçar novos caminhos, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a WWF-Brasil organizam o evento “Mercado da Borracha Amazônica: 1º Encontro multissetorial de oportunidades”, em Rondônia, nos dias 03 e 04 de maio.
 
 
O evento vai reunir diversos atores da cadeia, incluindo produtores e produtoras de estados como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, associações e cooperativas seringueiras, organizações não governamentais, movimentos sociais, empresas compradoras como Vert, além de representantes do poder público. A escolha do local para a realização desse encontro inédito reforça a importância do estado e sua população no cultivo da seringueira.
 
 
“A essência de um evento como esse, que reúne representantes de diferentes elos da cadeia é a cooperação a favor da sustentabilidade. Acreditamos que a tão falada sustentabilidade só será alcançada a partir de ações em rede e com muita cooperação. Modelo que as populações tradicionais e povos indígenas já praticam há séculos e servem de inspiração.”, explica Luiz Brasi, Coordenador da Rede Origens Brasil no Imaflora.
 
 
Mais do que apresentar dados e pesquisas sobre a cadeia da borracha, o evento tem como objetivo debater e refletir sobre a construção de parcerias, modelos possíveis de cooperação, abertura de estradas para escoar a produção, por meio da construção de soluções colaborativas. A ideia é que o evento chegue ao fim com a estruturação de um documento conjunto, em que toda a cadeia da borracha aponte caminhos para uma reorganização de impacto positivo do setor, assumindo papéis e responsabilidades frente aos desafios conversados para retomada da cadeia produtiva da borracha.
 
 
Foto: Ilustrativa
 
 
“A cadeia da borracha determinou ciclos econômicos históricos no Brasil que ocorreram entre as décadas de 1870 e 1910, renovando-se brevemente com a intensificação da exportação, cerca de três anos antes da Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1945. Além disso, caracterizou também o modelo de ocupação da região com a migração principalmente de nordestinos. Agora temos acompanhado um novo momento de sinalização positiva do mercado, onde há espaço para recuperar a produção tendo a sustentabilidade, a valorização da floresta e dos povos tradicionais por meio de comércio justo e a premissa de cooperação entre poder público, empresas e organizações extrativistas”, explica Brasi.
 
 
Sobre o Imaflora
 
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995, que nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora acredita que a certificação socioambiental é uma das ferramentas que respondem a parte desse desafio, com forte poder indutor do desenvolvimento local, sustentável, nos setores florestal e agrícola.
 
 
Dessa maneira, o Instituto busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola; colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer, de fato, a diferença nas regiões em que atua, criando ali modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões ou biomas do País.
 
 
Mais informações: https://www.imaflora.org/ 
 
 
Sobre o WWF-Brasil
 
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS