SUPERAÇÃO: Jovem com paralisia cerebral passa no ENEM e mãe deixa trabalho para levá-lo a faculdade

Escrevendo apenas com dedo do pé, Rafael Douglas, de 25 anos, conseguiu entrar no curso de Ciências da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

SUPERAÇÃO: Jovem com paralisia cerebral passa no ENEM e mãe deixa trabalho para levá-lo a faculdade

Foto: Razões para Acreditar

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sabe aquela máxima de que a dificuldade te faz mais forte? O jovem Rafael Douglas, de 25 anos, nascido com paralisia cerebral ralou muito para estudar em escola pública, passou no Enem e agora vai cursar ciências da computação, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Rafael é um tapa na cara daqueles que defendem os que prefere o caminho do crime, fingindo-se vítima da sociedade. Rafael, ‘O Imparável’, como o chama sua mãe, uma diarista que cria a família de cinco filhos e mais um sobrinho sozinha, tem paralisia cerebral, mas está aprovado no ENEM e sua mãe, para ajudá-lo a realizar seu sonho, deixa o trabalho para levá-lo à faculdade todos os dias.

 

Rafa é só alegria, mas não desenvolveu a fala e tem tetraplegia espástica (dificuldade para mexer os braços e pernas). Ele mora com a mãe, mais quatro irmãos e um primo em Cuiabá, capital do estado, e seu sonho é dar uma vida melhor a família que passa tantas dificuldades.

 

Rafa escreve usando apenas o dedo do pé e conseguiu estudar e passar no curso de Ciências da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

 

Rafael se formou em uma escola pública e conseguiu, sozinho, escrevendo apenas com o dedo do pé, estudar para conseguir uma vaga no disputado curso. Ele usa um teclado adaptado a um celular, onde digita, e foi dessa maneira que ele também se inscreveu para o Enem.

 

Dona Carmem, a mãe de Rafael, faz de tudo para apoiar e incentivar o filho. Ela, que é diarista e cria sozinha os seis filhos e um sobrinho, largou algumas diárias que faz como faxineira para acompanhá-lo no trajeto de uma hora e quarenta minutos — pegando dois ônibus e fazendo uma longa caminhada em uma estrada de terra — para chegar até à faculdade todos os dias.

 

A história de Rafael comoveu a web e uma ‘vaquinha’ virtual foi criada com o objetivo de comprar um computador com leitor óptico para que ele possa estudar; um carrinho para facilitar seu transporte pela mãe até a faculdade e reforma e adaptação da casa onde vivem. Até a publicação desta reportagem, já foi arrecado cerca de R$ 71 mil.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS