MULTA: Ibama considera ‘abuso’ amizade de fazendeiro com capivara

O fazendeiro também terá que apagar as fotos e vídeos gravados com os animais e publicados nas redes sociais dele

MULTA: Ibama considera ‘abuso’ amizade de fazendeiro com capivara

Foto: Divulgação

 

O Ibama multou na manhã desta terça-feira (18) o fazendeiro Agenor Tupinambá, que ficou conhecido por gravar vídeos com uma capivara de estimação batizada de Filó, no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). Parte das multas foram expostas pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que acompanhou o jovem na sede da autarquia.
 
“Simplesmente foi feito uma denúncia ao Ibama, uma denúncia de fora do nosso estado, e ele está sendo autuado, está passando constrangimento, como se ele tivesse sendo um criminoso, infringindo alguma lei, por conta dos vídeos que ele faz com a capivara, que é lá na fazenda, que é o habitat natural dela”, afirmou Joana Darc, em vídeo publicado nas redes sociais.
 
As multas somam R$ 17 mil, disse a deputada. Em relação à capivara, Agenor foi multado por “praticar ato de abuso contra animal silvestre” e por “explorar imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso”. O Ibama também multou o fazendeiro por “utilização de fauna silvestre e exposição em redes sociais” em razão de vídeos gravados com uma preguiça-real e uma paca.
 
O fazendeiro também terá que apagar as fotos e vídeos gravados com os animais e publicados nas redes sociais dele.
 
Agenor, que é estudante de Agronomia da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), encantou as redes sociais no início deste ano ao mostrar a rotina com Filó, a capivara que foi resgatada após perder a mãe para caçadores. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o jovem contou que, durante a caça, indígenas acabaram atingido a mãe dela e ela acabou nascendo “forçada”.
 
Após a repercussão dos vídeos com Filó, Agenor passou a ganhar milhares de seguidores nas redes sociais, chegando a 348 mil no Instagram (dados registrados nesta terça-feira). Além de mostrar a rotina com a capivara, ele faz questão de expor o cuidado com outros animais da fazenda em que ele mora, como búfalos, bezerros e cavalos.
 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS