DESESPERO: Chuvas causam seis mortes, desalojamentos e erosões no Maranhão

O estado sofre com chuvas intensas desde o início do mês e ao menos 20 municípios estão em situação de emergência

DESESPERO: Chuvas causam seis mortes, desalojamentos e erosões no Maranhão

Foto: Reprodução/Marinho Drones

Erosões causadas pelas chuvas intensas no estado do Maranhão fez com que 27 famílias fossem retiradas de áreas de risco no município de Buriticupu e abrigadas em alojamentos, nesta segunda-feira. Elas estão recebendo aluguel social. Ao todo, o estado contabiliza seis mortes, 5.843 pessoas estão desabrigadas e desalojadas além de 31.230 famílias afetadas em todo o estado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
 
 
As crateras das erosões têm aproximadamente 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. Desde o início do mês, o estado sofre com as chuvas incessantes que ocasionam o fenômeno conhecido como "voçoroca". A combinação de falta de vegetação, que protege o solo e a alta quantidade de precipitação, faz com que as áreas desmoronem.
 
 
Ao menos cinco vilas, em Buriticupu e Santa Luzia, foram atingidas por lama de deslizamentos. Há duas semanas, 36 pessoas tiveram que ser resgatadas. As equipes do Corpo de Bombeiros estão em alerta para a situação climática desde o último domingo (26).
 
 
Durante o final de semana, a Defesa Civil pôs em situação de emergência as seguintes cidades maranhenses: Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Buriti, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro Poção de Pedras, Santa Inês Santa Luzia Santo Antônio dos Lopes, São João do Caru, Trizidela do Vale, Tuntum e Zé Doca.
 
 
Medidas
 
No último domingo (26) foi criado pelo governador do estado, Carlos Brandão (PSB), um Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV). As ações serão voltadas para medidas emergenciais, de prevenção e reparação de danos, além da execução de um plano de contingência para estrutura de rede de água e esgoto, com apoio da Defesa Civil.
 
 
O medo da prefeitura de Buriticupu é que casas próximas às erosões sejam “engolidas” pela falta de estrutura do terreno. No domingo, técnicos da Defesa Civil Nacional foram para o município realizar o mapeamento, elaboração de estudos e relatórios das áreas e estradas atingidas.
 
 
“O Governo do Estado está colaborando com as prefeituras e, agora, em colaboração com o presidente Lula. Com certeza, isso nos ajudará a aliviar o sofrimento dessas pessoas nesse momento difícil. Embora seja um problema muito sério, já estamos trabalhando para resolvê-lo”, informou o governador do estado, pelas redes sociais.
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS