COM RESTRIÇÕES: STF solta 137 pessoas presas pelos atos golpistas de 08 de janeiro

Casos seguem sob sigilo e quem foi libertado teve condutas consideradas menos graves

COM RESTRIÇÕES: STF solta 137 pessoas presas pelos atos golpistas de 08 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De uma só vez, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu soltar, entre esta segunda e terça-feira, 137 pessoas acusadas de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro e que estão presas em Brasília.

 

Todos vão usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais, falar com outros envolvidos no processo, terão que entregar seus passaportes, que serão cancelados, por ordem de Alexandre de Moraes, e não podem sair do Brasil. Moraes exigiu ainda que semanalmente se apresentem na comarca de suas cidades.

 

As decisões estão sob sigilo, dentro de uma petição que tramita na corte para apurar casos relacionados com a tentativa de golpe.

 

Os presos são identificados apenas pelas siglas de seus nomes.

 

Interlocutores do tribunal afirmaram à CNN que o ministro tem decidido liberar presos que tiveram condutas menos graves. Muitos constituíram advogados próprios, outros contam com auxílio da Defensoria Pública da União.

 

A cada decisão, Moraes determina que a Justiça da cidade onde os presos moram seja comunicada. Ou seja, mesmo fora da prisão em Brasília, eles seguem sob monitoramento em suas comarcas.

 

Os presos agora estão autorizados a sair da cadeia e retornar a seus estados de origem, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Rio Grande do Sul e Ceará.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS