PESQUISA: Mais de 70% dos brasileiros não vão ao Carnaval por medo de golpes

Para 48% dos entrevistados, o sentimento de medo em relação a fraudes aumenta nesta época do ano

PESQUISA: Mais de 70% dos brasileiros não vão ao Carnaval por medo de golpes

Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20) revela que 74% dos brasileiros já deixaram de ir a algum evento no Carnaval pensando na sua segurança e na de seus bens. Além disso, o sentimento de medo em relação a golpes e fraudes aumenta nesta época do ano para 48% das pessoas entrevistadas.

 

Realizado entre 10 e 14 de fevereiro, o levantamento foi criado com o objetivo de conhecer os hábitos e as percepções do brasileiro sobre segurança de dados durante o período da folia.

 

“Marcado pelo sentimento de alegria e festa, o Carnaval brasileiro concentra grandes aglomerações de pessoas, geralmente em total relax e descontração, clima perfeito para a ação dos golpistas”, alerta Aline Sanchez, gerente do Serasa Premium.

 

Segurança

 

Entre os entrevistados, os itens que eles não deixam de levar na hora do bloco ou da festa são: celular, dinheiro e documentos. Mesmo com o celular em destaque, preferência ainda é maior pelo documento físico (59%) em detrimento da versão digital no aplicativo do celular (41%).

 

O mesmo acontece para os que utilizam o cartão de crédito e/ou débito como forma de pagamento no Carnaval: 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital (via carteira digital, smartwatch, tag etc.).

 

Diante deste retrato, o levantamento mostrou também que 3 a cada 10 consumidores já perderam ou tiveram algum pertence furtado ou roubado em eventos de Carnaval:

 

- “Celular” é o mais comum entre esses pertences (48%);

 

- Seguido por “Documentos” (30%);

 

- “Cartão de crédito e/ou débito” (16%);

 

- E “outros pertences” - dentre eles, os mais citados foram dinheiro em espécie, cordões e joias (6%).

 

Após a situação da perda, a principal providência tomada pelos respondentes foi o registro de um boletim de ocorrência (47%). Já para 36%, o contato imediato com o banco para cancelar o cartão foi a primeira ação feita. Entre outras atitudes, apareceram:

 

- Tentei recuperar meus documentos pelas redes sociais: 9%

 

- Procurei algum órgão de defesa do consumidor: 4%

 

- Procurei um advogado e entrei com uma ação na justiça: 2%

 

 

Golpes

 

Após a perda dos pertences, alguns consumidores disseram que sofreram com alguns tipos de golpes/fraudes financeiras. As mais comuns foram: Clonagem do cartão de crédito e/ou débito (18%); Compras usando dados do cartão de crédito e/ou débito (15%); e Nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%).

 

"É muito importante se informar quais os golpes mais comuns na internet e tomar medidas para se proteger, como verificar a fonte antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais ou financeiras, habilitar a autenticação em duas etapas nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar transferências de dinheiro. E em qualquer suspeita de fraude, denuncie imediatamente às autoridades competentes", reforça Aline.

 

A pesquisa revelou, ainda, os 10 golpes mais temidos pelo consumidor, confira:

 

1º - Clonagem do meu cartão de crédito/débito

 

2º - Compras usando dados do meu cartão de crédito/débito

 

3º - Empréstimos e financiamentos usando o meu nome

 

4º - Golpes a partir do PIX

 

5º - Pedidos de empréstimos no meu nome

 

6º - Vazamentos de dados na internet

 

7º - Emissões de cartão crédito usando o meu nome

 

8º - Roubo de dados através de vírus

 

9º - Roubos de dados em sites falsos

 

10º - Clonagem da minha conta do WhatsApp

 

A pesquisa foi realizada de forma aleatória, por meio de questionário online, e considerou respondentes de todos os Estados do Brasil, todas as faixas etárias, rendas e escolaridade.

 

 

Campanha

 

Para ajudar quem vai às ruas e clubes, a Serasa oferece um serviço gratuito de registro de perda de documentos a fim de facilitar a identificação e evitar consequências mais graves depois da celebração.

 

A campanha “Quem Procura Acha”, da Serasa, será um elo entre as pessoas que encontraram documentos alheios e quem está procurando pelos materiais perdidos, sejam os documentos CPF, RG ou CNH.

 

A partir de um cadastro rápido que pode ser feito em poucos minutos no ambiente da Serasa, a ferramenta serve como um facilitador para conectar essas duas pessoas. “Caso dê match, o folião que perdeu o documento receberá um e-mail com o contato de quem o encontrou para que possa organizar o momento e as condições de entrega”, explica Aline Sanchez.

 

O serviço estará disponível até o final de fevereiro. Para acessar, https://www.serasa.com.br/perdiodocumento.

 

Dicas 

 

1 - Leve dinheiro físico e tome cuidado com o cartão

 

Se possível, reserve uma quantia para evitar o uso de cartões nos blocos. Além de ficar mais exposto a golpes e clonagens, você não corre o risco de perdê-lo no meio da folia. Caso opte por levar o cartão, não o entregue para desconhecidos na hora de finalizar uma compra. E tome cuidados especiais:

 

Conferir sempre o valor na maquininha antes de finalizar a compra;

 

Não deixar a senha visível;

 

Recusar o pagamento, se a maquininha estiver com a tela danificada;

 

Sempre pedir o comprovante de pagamento.

 

2 - Desabilite o pagamento por aproximação do cartão

 

Realizado no meio da multidão neste período de festas carnavalescas, este tipo de golpe vem se tornando comum. Neste caso, o golpista aproxima as maquininhas nos bolsos das pessoas e a função de pagamento por aproximação é ativada. A vítima só percebe a fraude quando acessa a conta em um momento posterior. Para se prevenir, a dica é desabilitar essa função pelo aplicativo ou pelos canais de atendimento de cada banco.

 

3 - Ative as notificações de compras por SMS

 

Com essa ferramenta, você terá acesso as compras realizadas no seu cartão em tempo real e poderá agir rapidamente em caso de compra não identificada. Ao fazer este processo, você também pode desinstalar seus aplicativos financeiros durante a folia e acompanhar suas movimentações financeiras. 

 

4 – Leve só o necessário

 

Um documento de identificação é item essencial para a folia, mas opte por levar apenas um, como só o RG ou só a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso vale para cartões, caso opte por este meio de pagamento, tentando concentrar as despesas em um só.

 

Uma dica também é investir em uma doleira, tipo de acessório parecido com uma pochete, que pode ser colocada dentro da roupa. Assim, você mantém seus documentos e itens pessoais protegidos, evitando roubos ou perdas durante o bloco.

 

5 – Em caso de roubo ou fraude, siga as orientações

 

Faça o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia ou pela internet para dificultar a ação dos fraudadores que possam usar seu nome para possíveis golpes. Comunique seu banco, para impossibilitar prejuízos financeiros, e avise familiares e conhecidos para que também não sejam vítimas de qualquer contato por meio do criminoso.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS