TERREMOTO: Número de mortos na Turquia e na Síria chega a mais de 5 mil

Fenômeno com magnitude de 7,8 já deixa mais de 20 mil feridos e milhares de desaparecidos nos dois países

TERREMOTO: Número de mortos na Turquia e na Síria chega a mais de 5 mil

Foto: Ilyas Akengin/AFP

 

A região central da Turquia e o noroeste da Síria foram atingidos por um terremoto de magnitude 7,8 nesta segunda-feira, 6. Autoridades locais afirmam que até o momento mais de 5.000 pessoas morreram nos dois países e ao menos outras 20.000 estão feridas, além de milhares de desaparecidos.
 
Em mensagem ao país, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou o episódio. “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, afirmou o político.
 
Ao todo, ao menos 5.000 pessoas morreram, enquanto ao menos outras 20.000 ficaram feridas, de acordo com os governos dos dois países.
 
O terremoto de magnitude 7,8, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, foi seguido por outro terremoto de magnitude 7,7 horas depois, enquanto equipes de resgate em ambos os países ainda tentavam procurar sobreviventes.
 
Os tremores foram sentidos até no Líbano, Grécia, Israel e na ilha de Chipre.
 
Erdogan, sob pressão para supervisionar uma resposta eficaz ao desastre devido à sua candidatura à reeleição no pleito de 14 de maio, disse que equipes de busca e resgate foram enviadas para as áreas afetadas. “Não sabemos até onde vai o número de mortos e feridos. Nossa esperança é superar esse desastre com o mínimo de perdas”, disse ele em um discurso.
 
“Este é o maior desastre que tivemos no último século, após o terremoto de Erzincan, em 1939”, acrescentou, citando o fenômeno no qual mais de 32.000 pessoas foram mortas no leste da Turquia.
 
Enquanto isso, na Síria, o Ministério da Saúde relatou danos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus, onde a Rússia tem concessão sobre uma instalação naval.
 
Mesmo antes da tragédia, edifícios em Aleppo, que antes do início da guerra civil era o centro comercial da Síria, frequentemente desabavam, porque uma década de conflito arruinou sua infraestrutura. Além disso, quase não há supervisão para garantir a segurança de novos projetos de construção, alguns completamente ilegais.
 
Um serviço de resgate conhecido como Capacetes Brancos, braço da Defesa Civil síria especializado em salvar pessoas presas sob escombros de ataques aéreos, disse que declarou estado de emergência para resgatar vítimas em áreas ao redor de Idlib.
 
A região afetada está em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. A Turquia possui terras que se estendem sobre a linha de falha da Anatólia, no norte do país, que causam tremores grandes e destrutivos.
 
Izmit e a região vizinha de Kocaeli, perto de Istambul, foram abaladas por um terremoto de magnitude 7,4 em 1999, o pior a atingir a Turquia em décadas. O fenômeno matou mais de 17.000 pessoas, incluindo pelo menos 1.000l em Istambul. Especialistas há muito alertam que um grande terremoto poderia devastar a capital turca.
 
Naci Görür, especialista em terremotos da Academia de Ciências da Turquia, instou as autoridades locais a verificar imediatamente as represas da região, em busca de rachaduras, para evitar inundações potencialmente catastróficas.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS