CORREIOS: Cartilha diz que "proposta sexual feita sem insistência" não é assédio

Documento foi retirado do ar após críticas e pedido de responsabilização

CORREIOS: Cartilha diz que

Foto: Divulgação

A cartilha “Prevenção e enfrentamento à violência no trabalho” disponibilizada para a equipe de trabalho dos Correios em Outubro de 2022, veio a público e chocou pelos direcionamentos. O documento com diretrizes de conduta na empresa alega que "conduta inconvêniente numa festa de trabalho, onde um colega ou chefe, após algumas doses a mais, faz comentários de duplo sentido e lança olhares sedutores", não é considerado assédio. O conteúdo da cartilha foi revelado pelo jornal O Globo.
 
Segundo o texto, a proposta sexual também é permitida, desde que "seja feita sem insistência, e sem ameaça ou pressão". A indicação é contrária à própria legislação trabalhista que afirma que, especialmente em casos que envolvem hierarquia superior, qualquer conduta sexual é considerada assédio sexual. 
 
 
Conteúdo da cartilha vem sendo publicado por usuários nas redes sociais - Foto: Reprodução Instagram
 
 
Atualmente sob a gestão do presidente interino Heglehyschynton Valério Marçal, uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os Correios retiraram a cartilha da plataforma interna da empresa na quinta-feira (26). Em nota, os Correios afirmaram que a empresa elaborou o documento com base em "bibliografias externas" e está "revisitando as fontes consultadas para avaliar a necessidade de adequações"
 
 
Segundo O Globo, o sindicato dos trabalhadores da empresa no Rio Grande do Sul publicou nota em que exigia a retirada da cartilha e a responsabilização dos autores do conteúdo.“O material não é apenas mal feito, é uma agressão a todas mulheres e homens que lutam diariamente contra a violência e o assédio, contra todas as vítimas que já sofreram e sofrem com o descrédito social em busca de justiça”, diz o texto divulgado pelo sindicato.
 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS