ANTIDEMOCRÁTICOS: Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros é contra atos

Pesquisa mostra que a maior parte da população não apoia as manifestações que questionam o resultado das urnas no segundo turno das eleições

ANTIDEMOCRÁTICOS: Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros é contra atos

Foto: Divulgação

 

A maioria dos brasileiros são contra as manifestações antidemocráticas que acontecem pelo país desde o resultado das eleições presidenciais, e defendem a punição dos militantes. Os dados são da Pesquisa Datafolha, realizada entre segunda (19/12) e terça-feira (20/12).
 
 
De acordo com o levantamento, 75% dos brasileiros se dizem contrários aos atos golpistas que vêm sendo realizados pelo país contra o resultado da eleição presidencial, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A maioria (56%) também considera que deve haver punição às pessoas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos. O instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.
 
 
A pesquisa questionou se os entrevistados eram a favor ou contra os protestos realizados por apoiadores de Bolsonaro em frente de quartéis e bloqueios de rodovias em que exigem uma intervenção militar contra o resultado do pleito: 75% disseram ser contrários aos atos, e 21%, favoráveis.
 
 
Os dados revelam um contraste em relação aos votos declarados no segundo turno. Entre os que dizem ter votado em Bolsonaro, 50% são contra as manifestações, enquanto entre os eleitores de Lula o índice chega a 96%, e a 90% entre aqueles que anularam ou votaram em branco. Lula derrotou Bolsonaro no pleito com 50,9% dos votos válidos, frente aos 49,1% recebidos pelo atual presidente.
 
 
Dos entrevistados católicos, 80% são contrários aos atos, entre os evangélicos, 65%. Os contrários aos atos entre mulheres são 78%, um pouco acima daqueles que dizem o mesmo entre os homens (73%).
 
 
Punições
 
 
A amostra geral revelou ainda que 56% dos brasileiros é favorável a uma punição às pessoas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos, porque consideram que elas precisam respeitar a Constituição e o resultado da eleição. Por outro lado, 40% avaliam que elas não devem ser punidas, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia.
 
 
Entre eleitores de Bolsonaro, menos de um terço considera que deve haver punição (29%) e 67% são contra qualquer penalidade. Já a maioria dos eleitores de Lula (81%) defendem que os manifestantes devem ser punidos. Entre os que votaram em branco ou nulo, 58% defendem uma punição.
 
 
Apoio
 
 
A pesquisa Datafolha revelou ainda que há mais apoio aos protestos nas regiões Centro-Oeste e Norte: 29%. Enquanto no Nordeste, apenas 14% se disseram favoráveis. Os contrários são 65% e 83%, respectivamente.
 
 
Quanto à punição, a diferença entre regiões se mantém. Entre os moradores do Nordeste, os que acham que aqueles que pedem golpe devem ser punidos chega ao maior patamar, com 69% de apoio. No Centro-Oeste e Norte, o percentual fica em 45% e chega a 54% entre os respondentes da região Sul.
 
 
Bolsonaro manteve um discurso de questionamento das urnas eletrônicas, durante todo o mandato, colocando sob suspeição a confiabilidade da Justiça Eleitoral. Assim foi derrotado no segundo turno, em 30 de outubro, o discurso predominante em grupos bolsonaristas era de que o pleito tinha sido fraudado. Desde então, os apoiadores ocupam as frentes dos Quartéis Generais do Exército, bloqueiam ruas e praticam atos de vandalismo.
 
 
As manifestações, no entanto, vem diminuindo aos poucos. Na semana passada, a Polícia Federal cumpriu mais de 80 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações antidemocráticas, também por determinação de Moraes, no âmbito do inquérito que apura os atos antidemocráticos relacionados ao feriado de 7 de Setembro.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS