TIME: Lula anuncia cinco ministros; Haddad é confirmado na Economia

Lula avisou que na próxima semana, ele deve anunciar o restante dos ministérios

TIME: Lula anuncia cinco ministros; Haddad é confirmado na Economia

Foto: Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na manhã desta sexta-feira, os nomes de cinco ministros que vão comandar pastas importantes a partir de janeiro.
 
Os nomes já vinham sendo divulgados extra-oficialmente, o mais importante é da Economia, que terá Fernando Haddad. Também foram anunciados Casa Civil – Rui Costa; Defesa, José Múcio Monteiro; Justiça e segurança, Flávio Dino e Relações Exteriores, Mauro Vieira.
 
Antes do anúncio de Lula, Geraldo Alckmin faz balanço da transição. O vice-presidente eleito disse que os trabalhos da terminam na segunda-feira (12) e que a equipe entregará a Lula sugestões de revogações de atos governamentais atualmente em vigor.
 
Lula avisou que na próxima semana, ele deve anunciar o restante dos ministérios.
 
Veja o anúncio na íntegra:
 

 
Fernando Haddad – Nascido em São Paulo (SP), Haddad, de 59 anos, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade. Já foi também professor de Teoria Política Contemporânea do Departamento de Ciência Política da USP e analista de investimento do Unibanco.
 
Rui Costa – Economista e natural de Salvador (BA), Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Iniciou sua trajetória política, com atuação no movimento sindical, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980. Rui Costa foi vereador em Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014) do estado da Bahia.  O político foi secretário de Relações Institucionais, elegeu-se deputado federal e, depois, assumiu a Casa Civil do governo de Jaques Wagner, que o indicou para concorrer ao governo da Bahia.  Rui Costa foi eleito governador da Bahia em 2014 e em 2018.
 
José Múcio Monteiro – Nascido em Recife (PE) é engenheiro civil. Ele foi deputado federal, secretário estadual, ministro de Estado e ministro do TCU – entre 2019 e dezembro de 2020, quando se aposentou.  Também se licenciou em 2007, no segundo mandato de Lula como presidente, para ser o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Ele ficou à frente da pasta, responsável pela articulação político do governo, até 2009, quando foi indicado por Lula para o TCU. E permaneceu 11 anos no tribunal.
 
Flávio Dino – Tem 54 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFBE). Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Depois exerceu o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 a 2014.  Nos anos seguintes, foi eleito governador do Maranhão por duas vezes (2015-2022). Em 2022, renunciou ao meses finais no cargo para concorrer ao Senado Federal.
 
Mauro Vieira – Nasceu em 15 de fevereiro de 1951 e é bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Funcionário de carreira do Itamaraty, Vieira se formou na academia diplomática brasileira, o Instituto Rio Branco, em 1974.  Como embaixador, Vieira serviu, entre 1982 e 1985, na Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) em Montevidéu, Uruguai. Ele também trabalhou na Embaixada do Brasil na Cidade do México, de 1990 a 1992; na embaixada do Brasil em Paris, entre 1995 e 1999.  Entre 2003 e 2006, o novo ministro foi representante do Ministério das Relações Exteriores no Conselho de Administração da Itaipu Binacional.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS