OVNI: Pilotos relatam terem visto objetos luminosos no céu de Porto Alegre

Em diálogo captado por entusiastas de aviação, comandantes de dois aviões comerciais relatam a aparição dos sinais luminosos

OVNI: Pilotos relatam terem visto objetos luminosos no céu de Porto Alegre

Foto: Divulgação

 

Gravações não oficiais feitas por equipamentos instalados nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, revelam que mais pilotos teriam enxergado no céu luzes azuis não identificadas, na noite do último sábado (5).
 
Na noite da sexta-feira (4), passageiros de um voo entre o Rio de Janeiro e a Capital contaram a GZH terem ouvido da tripulação relatos semelhantes, sobre luzes coloridas se movendo no céu no sentido da Lagoa dos Patos.
 
O registro foi feito por equipamentos mantidos pelo engenheiro Fábio Celestino e um amigo, o também engenheiro Elmo Bressani.
 
São três câmeras instaladas na cobertura do prédio dele, sendo duas com visualização do movimento do aeroporto com escuta aérea e outra captando imagens do pôr do sol no Guaíba — esta última fez gravação do que seriam as luzes não identificadas.
 
Conforme Celestino, registros dessas luzes têm sido informados por pilotos há duas semanas. Só o episódio de sexta-feira teria sido reportado por sete pilotos. As gravações feitas pelo sistema de Celestino são transmitidas ao vivo em um canal do YouTube:
 
— Fazemos isso por hobby. Temos um grupo de amigos no WhatsApp que gosta de assuntos de aviação. E deixamos disponível para quem gosta de apreciar as imagens ao vivo da movimentação no aeroporto e marítima e do pôr do sol.
 
Na gravação, o piloto do voo TAM 3406, da Latam, com saída de Guarulhos em direção a Porto Alegre, relata ao controle de tráfego aéreo o avistamento de luzes sobre Porto Alegre. Esses objetos apresentavam sinais luminosos intercalados com momentos de apagão, segundo narração do piloto. Em seguida, o pessoal do controle repassa a informação para o piloto do voo Azul 4657, que confirma a presença das luzes, destacando que observava esses objetos luminosos desde Confins (MG). Veja o diálogo abaixo, com base no áudio captado pelo sistema de Celestino: 
 
— Controle, é o TAM 3406.
 
— Prossiga.
 
— Só por curiosidade: tem algum reporte de algo ou algum objeto na nossa posição de 10h para 11h, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?
 
— Não recebemos nenhum reporte.
 
— Umas luzes, por vezes, elas apagam, ou acendem. Às vezes, são uma, às vezes, duas ou três.
 
— Vou repassar a informação, TAM 3406.
 
— Nós informamos para o centro antes da descida, e eles nos reportaram que já teve reporte no mesmo local. Agora tem uma sobre Porto Alegre bem alta, bem forte. Elas apagam e acendem agora com mais intensidade.
 
— Obrigada pela informação, TAM 3406.
 
— Só para informação, a gente ainda continua avistando as luzes, agora de uma outra perspectiva, ela está bem ao sul de Porto Alegre. Bem ao Sul, sentido Argentina, sentido sul do Estado. Elas são azuis, continuam aparecendo e se cruzando no céu.
 
— Tô ciente. O pessoal da Torre informou que também avistou, porém disse que elas estão paradas e a princípio não interferem na aproximação.
 
— O Azul 4657 tem condições de informar se avistou alguma luz no setor sul de Porto Alegre?
 
— Ah, ia informar vocês, mas ia falar... Na verdade, nós estamos vendo essas luzes desde lá do Confins. São três luzes girando em espiral entre elas aqui bem forte.
 
— Ciente. Teve um reporte da aeronave que se aproximou anteriormente. Obrigada pela informação.
 
— O senhor tem condições de informar a altitude mais ou menos?
 
— Olha, a gente tava no nível 380. Elas estavam bem mais altas que a gente e na nossa proa durante o voo todo.
 
Os vídeos estão nos canais do YouTube Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos e Câmera Pôr do Sol Guaíba. 
 
Abaixo, vídeo do diálogo: 
 
 
 
Vídeo das luzes:
 
 
 
Relato parecido nos últimos dias
 
Já na sexta-feira, piloto e comissários de bordo do voo 4248, da companhia aérea Azul, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, teriam relatado aos passageiros o avistamento de vários objetos se movendo rapidamente e luzes trocando de cores no céu no sentido da Lagoa dos Patos.
 
O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana, acompanha os fenômenos no céu. O professor Carlos Jung,  coordenador do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e diretor da Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), encontrou algo estranho após investigar as imagens registradas em seus equipamentos de observação astronômica.
 
— Encontrei algo na direção da Lagoa dos Patos no dia 4 de novembro, às 23h22min. Não identificado mesmo — compartilhou ele na manhã deste domingo (no sábado, havia informado que não tinha registrado nada de anormal por meio de seu equipamento astronômico).
 
A reportagem entrou em contato com as empresas aéreas Latam e Azul. Ambas não citaram o caso específico, mas destacaram que seus tripulantes são treinados e orientados a reportarem qualquer eventualidade de forma imediata ao controle de tráfego aéreo. A Fraport informou que não tem registro sobre o fato narrado e recomendou entrar em contato com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Porto Alegre, responsável pelo controle de tráfego aéreo. Até as 19h, a reportagem não conseguiu contato com o DTCEA. 
 
O que diz a Latam
 
“A LATAM informa que os seus tripulantes são treinados e orientados a reportarem qualquer eventualidade de forma imediata ao controle de tráfego aéreo para as devidas orientações. A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo aos regulamentos das autoridades nacionais e internacionais”. 
 
O que diz a Azul
 
“A Azul informa que seus Tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que, qualquer eventualidade, é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes”. 
 
O que diz a Fraport
 
“Não temos registro sobre o fato narrado. Recomendamos entrar em contato com o DTCEA, responsável pelo controle de tráfego aéreo”.
 
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Croácia na sexta-feira (09)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

R Q Passos LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS