GIGANTE: Maior peixe do mundo é encontrado por portugueses

Peixe-lua foi encontrado flutuando nas águas de Açores (Portugal em 2021, e a comprovação do recorde foi informado em uma revista científica

GIGANTE: Maior peixe do mundo é encontrado por portugueses

Foto: Divulgação

 

 

Uma equipe de pesquisadores divulgou um estudo na semana passada, na revista científica Journal of Fish Biology, sobre o que eles chamam de “o peixe ósseo mais pesado do mundo”. Trata-se de um peixe-lua gigante encontrado morto e flutuando nos Açores, arquipélago próximo a Portugal, no Oceano Atlântico, no final de 2021.
 
Ele pesava 2.744 kg, sendo o maior desse tipo já descoberto. O recordista anterior era um peixe-lua capturado no Japão em 1996, que pesava 2.300 kg.
 
Como o próprio nome sugere, os peixes ósseos têm esqueletos feitos de osso, em contraste com as espécies com esqueletos compostos principalmente de cartilagem, como os tubarões. 
 
José Nuno Gomes-Pereira, cientista marinho da organização de conservação e pesquisa oceânica Atlantic Naturalist, liderou o estudo. A instituição compartilhou um vídeo do animal mostrando o peixe-lua sendo examinado e levantado com equipamentos pesados para pesagem.
 
 
 
 
 
Pesquisadores analisam questões sobre a biologia do animal, como dieta e idade. Uma análise dos restos do peixe, que tinha 3,25 metros de comprimento, encontrou uma grande contusão na cabeça. No entanto, cientistas não conseguiram determinar se o impacto aconteceu antes ou depois da morte do peixe-lua.
 
Apesar de grandes e assustadores, os peixes-lua não são perigosos para os humanos, embora tenham acidentalmente se chocado com barcos. No vídeo, a Atlantic Naturalist diz que é uma pena encontrar animais nestas condições, mas as chances de incidentes aumentam ao longo da vida. 
 
A instituição também chamou atenção para a preservação da espécie, que é considerada em extinção em alguns locais do mundo. 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS