ELEIÇÃO: Pesquisa mostra Lula com 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro

A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o nº BR-07106/2022, no dia 7 de outubro

ELEIÇÃO: Pesquisa mostra Lula com 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro

Foto: Divulgação

 

Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13/10), se o segundo turno da eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 54% da preferência contra 46% do presidente Jair Bolsonaro (PL), quando calculados os votos os válidos.
 
 
No estudo, o petista tem 49% das intenções totais contra 41% de Bolsonaro. O estudo aponta uma estabilidade do presidente no índice em comparação com a pesquisa anterior, já Lula oscilou positivamente 1 ponto percentual, ainda dentro da margem de erro da pesquisa.
 
 
O resultado positivo de Lula se deve principalmente ao seu crescimento no Nordeste, onde subiu 6 pontos percentuais. Na região, o candidato oscila entre 66% e 70% das intenções de voto na corrida ao Planalto. Já na região Sudeste, os candidatos saíram do empate técnico com o crescimento do presidente Bolsonaro em 5 pontos percentuais nas intenções de voto.
 
 
No estudo, a rejeição também indica números favoráveis ao petista. Apenas 42% dizem que não votariam em Lula em hipótese alguma. Para Bolsonaro, esse número chega a 50%, o que indica manutenção dos índices.
 
 
Com 94% dos eleitores de Bolsonaro e 93% dos eleitores de Lula afirmando estarem já decididos quanto ao voto em 30 de outubro, sobra pouca margem de alteração nas intenções. Isso significa que, sem nenhuma novidade externa ao processo eleitoral, há uma tendência de estabilidade nos números.
 
 
Lula, que recebeu o apoio da candidata Simone Tebet (MDB) e o apoio tímido do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), até o momento capturou um percentual ainda pequeno desses eleitores, de acordo com a pesquisa. Entre os eleitores de Ciro, 54% escolhem Lula no segundo turno, e 21%, Bolsonaro. Já entre os eleitores que dizem ter escolhido Tebet no primeiro turno, 28% dizem que votarão em Bolsonaro, 25% em Lula e 31% dizem que pretendem não votar, anular ou votar em branco.
 
 
Metodologia
 
 
Esse estudo incorporou também uma modelagem de dados para compreender os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados, construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e as pesquisas anteriores de intenção.
 
 
Esse modelo mostra o eleitor provável e pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar. Com essa ponderação, a vantagem do ex-presidente é menor em relação ao presidente Bolsonaro, mas ainda indica a vitória de Lula em 30 de outubro, com 53% contra 47% dos votos válidos de Bolsonaro.
 
 
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores, face a face, entre os dias 10 e 12 de outubro, em 123 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2%, para cima ou para baixo, com um nível de confiança da 95%.
 
 
A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o nº BR-07106/2022, no dia 7 de outubro. 
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS