LEVANTAMENTO: Estudo prova que infertilidade pode ser causada por covid-19 e não por vacinas

De acordo com a pesquisa da Universidade de Boston, vacinados não tiveram alteração na fertilidade ao contrário de homens que contraíram covid-19

LEVANTAMENTO: Estudo prova que infertilidade pode ser causada por covid-19 e não por vacinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um novo estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que vacinar contra a covid-19 não causa infertilidade. Porém, a pesquisa aponta que a covid-19 pode tornar homens inférteis a curto prazo.
 
Publicado no American Journal of Epidemiology, o estudo avaliou casais que estavam tentando ter um filho e não encontrou nenhuma evidência de que as taxas de fecundação e a probabilidade de concepção sofreram alteração devido à imunização contra a covid-19. O estudo levou em conta imunizados com a vacina da Pfizer, Janssen e Moderna.
 
Por outro lado, o estudo aponta que homens que tiveram covid-19 podem ter a fertilidade reduzida temporariamente, o que os cientistas destacam que poderia ser evitado por meio da vacinação.
 
Para a pesquisa, os cientistas analisaram dados de 2.126 mulheres e parceiros entre dezembro de 2020 e novembro de 2021. Os pesquisadores calcularam a probabilidade de concepção por ciclo menstrual usando dados do último período menstrual das participantes, duração típica do ciclo e status da gravidez.
 
As taxas de fertilidade entre as participantes que receberam pelo menos uma dose de uma vacina foram quase idênticas às participantes não vacinadas. A fecundidade também foi semelhante para os homens que receberam pelo menos uma dose de uma vacina em comparação com participantes não vacinados.
 
Já os homens que testaram positivo para covid-19 dentro de 60 dias de um determinado ciclo reduziram a fertilidade em comparação com homens que nunca testaram positivo.
 
O resultado é semelhante aos achados em outros estudos que apontam a infertilidade como uma das consequências da covid-19. Uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), avaliou amostras de tecidos extraídos na autópsia de homens que morreram em consequência da covid-19. O resultado indicou uma série de lesões testiculares que podem ser atribuídas a alterações inflamatórias que diminuem a produção de espermatozoides. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS