COVID-19: Estudo mostra que pandemia pode ser controlada com 75% de pessoas vacinadas

Mortes caíram 95%, mostram dados do Butantan

COVID-19: Estudo mostra que pandemia pode ser controlada com 75% de pessoas vacinadas

Foto: ILUSTRATIVA

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Butantan mediu os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, e descobriu que, com 75% de vacinados, a pandemia de Covid-19 pode ser controlada.
 
Segundo reportagem exclusiva do Fantástico, a cidade, que possui 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos, que eram vacinados um por vês, com uma semana de diferença.
 
Serrana chegou a enfrentar um aumento no número de casos durante o processo de vacinação, mas os índices mudaram quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
 
De acordo com a reportagem, em abril, serrana já observava uma queda expressiva de casos, saindo de 699 em março para apenas 251 naquele mês. E o número de mortes caiu de 20 para apenas seis, no mesmo período.
 
Para os pesquisadores, o controle da pandemia na cidade se deu depois que o terceiro dos quatro grupos recebeu a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população. Segundo o Butantan, logo após o fim da vacinação, o número de mortes em Serrana teve uma redução de 95%. Os casos sintomáticos de Covid-19 caíram 80% e as hospitalizações, 86%.
 
De acordo com os pesquisadores do Butantan, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia o oposto em Serrana, cujos habitantes foram vacinados com duas doses da Coronavac.
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS