DEBATE: UE 'pronta' para falar sobre suspensão de patentes de vacinas anticovid

Ursula von der Leyen disse que pode conversar sobre qualquer medida que ajude a enfrentar a crise sanitária trazida pela pandemia

DEBATE: UE 'pronta' para falar sobre suspensão de patentes de vacinas anticovid

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (6/5) que a instituição está "pronta" para conversar sobre a proposta de suspensão das patentes das vacinas contra a covid-19, anunciada na véspera pelo governo dos Estados Unidos.

"A UE está pronta para conversar sobre qualquer proposta que responda à crise de forma efetiva e pragmática. E por isto estamos preparados para falar sobre como a suspensão da propriedade intelectual pode ajudar a alcançar este objetivo", declarou Von der Leyen.
 
Em um discurso pronunciado por videoconferência durante uma audiência em Florença, Itália, Von der Leyen insistiu, no entanto, que a prioridade deve ser aumentar a capacidade global de abastecimento de vacinas.
 
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou de "histórico" o anúncio americano de apoio à suspensão das patentes das vacinas anticovid.
 
Até o momento, no entanto, a UE expressou oposição veemente a uma iniciativa neste sentido. Em seu discurso para uma audiência universitária, Von der Leyen fez uma referência crítica aos países que impõem obstáculos à distribuição global de vacinas, vetando exportações.
 
Ela admitiu que as campanhas de vacinação na União Europeia (UE) começaram com problemas. "Mas direi que a Europa alcançou êxitos ao manter-se aberta ao mundo, enquanto outros reservaram sua produção de vacinas para eles mesmos".
 
"A Europa é o principal exportador de vacinas em todo o mundo. Até agora, mais de 200 milhões de doses produzidas na Europa foram exportadas para o resto do mundo", afirmou, em uma referência evidente ao Reino Unido e aos Estados Unidos.
 
"A Europa exporta tantas vacinas como as que distribui para sua própria população. E para deixar claro, a Europa é a única região democrática no mundo que exporta vacinas em grande escala", mencionou, em uma aparente referência a Rússia e China, outros dois grandes exportadores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS