DESESPERO: Para 79%, pandemia está fora de controle; medo nunca foi tão alto

18% afirmam que a situação está parcialmente controlada

DESESPERO: Para 79%, pandemia está fora de controle; medo nunca foi tão alto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A pesquisa Datafolha, divulgada na noite da última quinta-feira (18/3) pelo jornal Folha de São Paulo, aponta que 79% dos brasileiros acreditam que a pandemia está fora de controle, ante 62% que já haviam se manifestado em janeiro. Apesar do colapso hospitalar e a troca de mais um ministro da Saúde pelo governo Bolsonaro, 18% afirmam que a situação está parcialmente controlada, 2% acreditam estar totalmente controlada e 1% não sabe.
 
 
A pesquisa, por telefone, foi realizada entre 15 e 16 de março com 2.023 pessoas, e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais. Cerca de 288 mil brasileiros já morreram com a doença desde o início da pandemia.
 
 
O levantamento apontou ainda que 55% declaram ter muito medo de contrair o vírus, enquanto levantamento de janeiro registrou 44%. Os outros 27% dizem ter pouco medo, 12% não tem e 7% afirmaram já ter contraído a doença.
 
 
Separado por gêneros, 61% das mulheres afirmam ter muito medo, enquanto o número de homens chega a 48%. Já pela idade, 58% da faixa etária com 45 anos ou mais dizem estar com muito medo, ante 48% dos jovens de 16 a 14 anos de idade. Em comparação com a pesquisa realizada em janeiro, o aumento entre os homens foi significativa, passando de 33% para 48%. Entre as mulheres foi de 55% para 61%.
 
Entre os jovens o percentual também aumentou, indo de 34% para 48%. Já pela renda mensal, de mais de dez salários mínimos, aumentou de 41% em janeiro para 55%. A pesquisa Datafolha constatou também que a falta do distanciamento e dos cuidados necessários não decorre do desconhecimento sobre a situação atual da pandemia.
 
 
Devido à falta de apoio do presidente Jair Bolsonaro e às falas desdenhando da gravidade da situação do país, a percepção da falta de controle da pandemia e a reprovação do presidente chegou a 94%, enquanto 93% não confiam em suas declarações. O número de mulheres chega a 85% contra 73% entre os homens. Entre os mais pobres chega a 82% ante 69% dos mais ricos.
 
Considerando a religião, a pesquisa mostrou que os católicos declaram ter mais medo de contrair a doença, chegando a 61%, ante 45% dos evangélicos. A percepção de que a pandemia está fora de controle o número não varia tanto entre os grupos, ficando em 81% e 76%, respectivamente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS