CORONAVAC: Prefeitura de Manaus suspende vacinação de profissionais da saúde

Prefeitura de Manaus vai reformular a campanha nas unidades de saúde, levando em consideração a quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde

CORONAVAC: Prefeitura de Manaus suspende vacinação de profissionais da saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião virtual das Secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e Municipal (Semsa-Manaus), na última quarta-feira (20/01), com os órgãos de controle, ficou decidida a suspensão temporária da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde da capital. A suspensão, que vai durar um dia, é para uma reformulação da campanha nas unidades de saúde, levando em consideração a quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 34% dos profissionais da área de Saúde no Estado.
 
Nesta quinta-feira (21/01) serão discutidos critérios que vão definir quais são os profissionais que terão prioridade para receber essas primeiras doses e quais as unidades de saúde prioritárias. A decisão sairá do Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da Covid-19, integrado pelos três níveis de gestão – federal, estadual e municipal. E, após isso, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Semsa reprogramar a vacinação nas unidades.
 
Os participantes da reunião chegaram ao consenso que, neste primeiro momento, deve ser priorizado aquele profissional que está mais exposto ao novo Coronavírus e que nessa exposição corre mais risco de morte. A orientação é de que a prioridade deva ser dada aos profissionais das unidades de referência, de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade.
 
A Semsa Manaus comprometeu-se em suspender as vacinas nesta quinta-feira nas unidades básicas de saúde, para que seja feita a reprogramação da campanha, e retomar o trabalho na sexta-feira. A exceção é para os profissionais do Samu, única categoria que vai receber a vacina amanhã.
 
Também ficou definido que será garantida a segunda dose para os profissionais que já foram vacinados até esta quarta-feira (20/01).
 
Participaram da reunião representantes da Semsa Manaus, da SES-AM, das unidades de saúde, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS