BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

TORCEDOR ONLINE: Clubes brasileiros acumulam quase 5 milhões de fãs nas redes sociais

Por ser o esporte mais popular do país, o futebol tem um grande potencial de audiência na internet

PUBLIEDITORIAL

13 de Novembro de 2020 às 09:45

Atualizada em : 13 de Novembro de 2020 às 09:51

Foto: Divulgação

 

As redes sociais se transformaram em uma ferramenta obrigatória para qualquer tipo de negócio. Isso não exclui os times de futebol, seja em Rondônia ou então por todo o Brasil. Por conta disso, os clubes estão investindo pesado para conseguir cada vez mais torcedores online. Atualmente, segundo pesquisa divulgada em novembro, existem mais de 180 milhões de pessoas inscritas nas diferentes opções de redes sociais dos times brasileiros.

 

Os dados foram coletados pela IBOPE Repucom, que faz o acompanhamento das mídias sociais dos clubes desde o início. Em 2020, o número de fãs nessas plataformas bateu recorde e deve chegar, até o próximo ano, na barreira dos 200 milhões de pessoas inscritas. O Flamengo continua sendo o líder absoluto, conseguindo uma média de crescimento mensal de quase 40%, a maior do Brasil. Os torcedores rubro-negros vrituais representam mais de 36 milhões dos números.

 

As equipes de Rondônia não figuram na lista dos 50 clubes que a instituição analisa, mas isso não quer dizer que as redes sociais por aqui são abandonadas. Em abril deste ano, por exemplo, o Ji-Paraná comemorou 29 anos e realizou alguns posts exclusivos nas redes sociais. Como resultado, alguns fãs começaram a seguir alguns dos perfis da equipe, que hoje acumula cerca de 18 mil torcedores virtuais nas duas principais plataformas da rede, o Facebook e o Instagram.

 

Dessa forma, é possível ver algum potencial no Ji-Paraná e em outros clubes de Rondônia para aumentar o número de fãs nas redes. Uma inspiração pode ser o Íbis Sport Club, de Pernambuco, que atualmente está na segunda divisão do estado, mas que possui quase 600 mil torcedores online nas redes sociais. A forte presença nestas mídias, principalmente com interação envolvendo outras grandes equipes, fez o clube ficar famoso por todo o Brasil.

 

O futebol online

 

Por ser o esporte mais popular do país, o futebol tem um grande potencial de audiência na internet. Uma prova disso foi o crescimento dos times na plataforma TikTok, que se tornou popular no Brasil ainda este ano e foi dominada pelas grandes equipes. Por exemplo, o Palmeiras ganhou 115 mil torcedores virtuais entre outubro e novembro desse mês, sendo que 56% dessas pessoas vieram da rede social chinesa. Um aumento surpreendente, já que o perfil palmeirense não tem nem cinco meses de conteúdo.

 

 

Além das redes sociais, o futebol também ganha espaço em outras formas de entretenimento na rede. O sucesso das franquias FIFA e PES é um bom exemplo disso, pois esses dois jogos de videogame costumam figurar na lista de mais vendidos para todos os consoles de última geração disponíveis no Brasil. A mesma coisa acontece com os jogos de aposta online, que não fazem sucesso apenas com as tradicionais apostas esportivas. O futebol também é um tema comum nas slot machines gratuitas, como a Shoot Out e a Football Slot encontradas na VegasSlotsOnline. Até mesmo os podcasts estão entre os conteúdos que ganham espaço entre os fãs de clubes. Nós podemos citar o programa Pontapé como exemplo, pois ele que costuma figurar na lista de mais ouvidos da CastBox quase sempre.

 

Toda essa audiência online fez surgir algumas novas iniciativas no mercado para tentar aproveitar esse crescimento. O DAZN Brasil, por exemplo, é uma plataforma de streaming destinada aos fãs de esporte e que funciona exclusivamente pela internet. A empresa chegou no país em 2019 e, desde então, tem transmitido alguns torneios importantes, como a Copa Sul-Americana e a Série C do Campeonato Brasileiro.

 

A importância das redes sociais

 

Algumas pessoas podem considerar as mídias sociais como algo simples, e de puro entretenimento, mas a verdade não é simples assim. A importância desses canais está aumentando com o tempo e, inclusive, se transformou em uma ferramenta importantes para alguns órgãos públicos e portais de notícias. Recentemente, nós confirmamos que o debate do Rondoniaovivo seria transmitido não apenas pelo Youtube, mas também pelo Facebook.

 

O Governo de Rondônia também utiliza o Facebook diariamente para compartilhar informações importantes com os moradores da região. O perfil do órgão na plataforma conta com mais de 110 mil seguidores, o que significa uma quantidade razoável de pessoas que podem ser informadas pela rede social. Assim, é possível entender que essas mídias não servem apenas para diversão.

 

As equipes do futebol brasileiro sabem disso, e estão aproveitando o sucesso nessas redes para expandirem a própria marca cada vez mais. Os times de Rondônia podem aproveitar dessa oportunidade, como aconteceu nos 29 anos do Ji-Paraná. O resultado de investir nessas mídias pode vir na forma de mais patrocinadores e, como consequência, mais capital para montar um elenco que possa levar a equipe para voos mais altos no futebol brasileiro.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS