BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

SEM ALEGRIA: Aumento do ICMS tira redução do preço da gasolina nas refinarias para o consumidor

Não houve reajuste no diesel

CORREIO BRAZILIENSE

17 de Outubro de 2020 às 11:03

Foto: Divulgação

 

CORREIO BRAZILIENSE - Uma semana depois de aumentar em 4% o valor da gasolina, a Petrobras anunciou, na última quinta-feira (15/10), que vai reduzir o preço do combustível nas refinarias no mesmo percentual. O corte de 4% no valor do litro passa a valer nesta sexta-feira. Não houve reajuste no diesel, que teve aumento de 5% na semana passada, nem no combustível marítimo (Dmar) que havia subido 5,3%.

 
 
Impacto
 
Segundo a Petrobras, os preços que pratica são “associados ao mercado internacional e à taxa de câmbio, e têm influência bastante limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais”. “O preço do diesel e da gasolina vendidos na bomba do posto revendedor é diferente do valor cobrado nas refinarias da Petrobras. Até chegar ao consumidor, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”, explicou a estatal.
 
 
Desde janeiro de 2020, o preço médio da Petrobras acumula uma queda de 24,3% no caso do diesel vendido às distribuidoras, e uma redução acumulada de 9,1% para a gasolina.
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS