CASOS: Estudo prevê Brasil como o novo epicentro do coronavírus no mundo

Brasil está entre os dez países com mais casos de covid-19

CASOS: Estudo prevê Brasil como o novo epicentro do coronavírus no mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com os casos subnotificados da covid-19, o total de pessoas infectadas no Brasil, até esta terça-feira, poderia ser de 1.657.752, é o que aponta o estudo publicado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo). Diante desses números, a pesquisa aponta o Brasil como o novo epicentro global da doença.
 
Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou que há 114.715 contaminados e 7.921 óbitos por coronavírus no país. O estudo prevê uma variação de casos para aproximadamente, considerando 1.345.034 casos no melhor cenário e 2.021.177 no pior.
 
Os valores vão muito além dos divulgados oficialmente.
 
Em entrevista ao Wall Street Journal, Domingos Alves, um dos pesquisadores deste estudo, disse que os números apontam o Brasil como "epicentro global do coronavírus". Atualmente, os Estados Unidos são considerados o epicentro mundial, com 1.171.510 casos oficiais confirmados até a tarde de quarta-feira, de acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O Reino Unido é o segundo país com mais casos, 195 mil e 29.427 óbitos.
 
A estimativa brasileira é feita a partir da taxa de letalidade da doença na Coreia do Sul, que está testando a população em massa — diferente do Brasil, que testa apenas os casos graves. "A Coreia do Sul é um dos poucos países que têm conseguido realizar testes em massa, o que sugere que o cálculo da taxa de mortalidade é mais fidedigno em relação a outros locais, portanto sugere-se que essa taxa de letalidade seja utiliza como padrão", afirma a pesquisa. 
 
Com o uso do índice sul-coreano como base, o estudo adaptou a taxa de letalidade e a redistribuiu pelas faixas etárias brasileiras, chegando a 1,11% da taxa esperada.
 
"A taxa de letalidade dos casos ajustada representa uma taxa de letalidade mais real ajustando o cálculo da taxa pelo tempo médio entre a confirmação do caso e o óbito, de 10 dias", diz um trecho da pesquisa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS