BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

DESESPERADOR: Naufrágio no Sul do Amapá tem número de desaparecidos ainda incerto

18 mergulhadores, 9 do Pará e 9 do Amapá, fazem as buscas na região. Navio está totalmente submerso

DIÁRIO DO AMAPÁ

02 de Março de 2020 às 09:41

Foto: Divulgação

O naufrágio do navio Anna Karoline III, no começo da manhã do último sábado (29), ainda tem muitas informações desencontradas, principalmente sobre a causa do acidente e o número de passageiros. Três (3) mortes já foram confirmadas, mas o número de desaparecidos ainda é incerto.

 

Um dos primeiros a chegar no local do naufrágio, o comandante Davi Borges, da balsa Moça II, diz que ribeirinhos iniciaram as buscas antes da chegada do GTA e da Marinha.


“Chegamos aqui por volta das 4h30min e recolhemos 10 sobreviventes, além de 1 vítima fatal. O navio ainda não estava totalmente afundado. Depois encostamos num barco com mais sobreviventes, acho que recolhemos uns 45 no total”, falou.

 

 

Paulo Márcio (foto), comandante do navio Anna Karoline III, deu sua versão do acidente. “Por volta das 4h30 da manhã uma embarcação pequena aproximou pra pegar encomendas, a gente parou e ficamos lá. Quando ela atracou ao nosso lado, começou a formar um tempo forte, muito vento e o navio foi adernando e não teve como segurar, virou. A gente estava a uns 100m da margem e nós, tripulantes, a metade em cima do casco do navio nos salvamos, e os outros foram socorridos pela balsa Moça e mais uma embarcação de madeira, justamente a que estava ao lado do navio”, detalhou.


De acordo com Paulo, aproximadamente 80 pessoas estavam no Anna Karoline III. “Foram resgatadas 45 e como ficaram alguns por aí, no caminho, que a gente vem deixando, acredito que tenha umas trinta e poucas desaparecidas”, supôs.

 

 

Segundo o comandante, a viagem seguia normal. “Foi muito rápido que formou mesmo o tempo, situação da natureza. Paramos pra deixar a encomenda para o conhecido ‘Tá legal’, e logo após ele encostar começou, aí estourou os cabos do barquinho dele. Por sorte, pois foi justamente o barco que socorreu as pessoas, senão, até ele teria virado e acho que seria pior a tragédia”, falou.


“Teve gente que na hora que viu tombando, uns 3 ou 4, pularam logo pra dentro do barquinho dele. Aí o resto se salvou em balsa salva-vida, coletes e eu com mais uns 10 passageiros, ficamos em cima do casco do navio, pois ele virou de lado. O comandante da balsa Moça fez duas manobras e conseguiu pegar a gente lá”, completou.


Paulo Márcio garantiu que o navio só saiu do Porto de Santana após inspeção da Marinha. “Quero esclarecer que nós só saímos do Porto de Santana após a autorização da Marinha, foi inspecionada e a Marinha liberou a embarcação. As pessoas comentaram que estava com muita carga; tava completa a carga do navio, tudo certinho, na marca d’água, inclusive viajamos 10h sem problemas, tudo legal”, finalizou.


Equipes de apoio compostas por psicólogos, médicos e enfermeiros dos munícipios de Gurupá (PA), Almeirim (PA) e Laranjal do Jari (AP) encontram-se na região do naufrágio para prestar apoio. Os Governos do Amapá e do Pará disponibilizaram 18 mergulhadores para continuarem as buscas. “São 9 do Amapá e 9 do Pará.

 

O Pará também disponibilizou aeronaves, inclusive, os corpos encontrados agora serão direcionados para Macapá com ajuda dessas aeronaves. "Estamos tentando agilizar a remoção dos corpos encontrados pra fazer a necropsia, identificação e entrega desses corpos para as famílias”, detalhou o coronel Janary, da Defesa Civil. 


Um Centro de Apoio está montado no Quartel do Corpo de Bombeiros de Santana para auxiliar familiares das vítimas. “Instalamos um gabinete de crise formado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sejusp, Sims, Politec e Secom. A partir das 14h de hoje (01) estaremos com o Centro de Acolhimento e Informação implantado no Quartel do Corpo de Bombeiros de Santana. É um espaço pra gente receber familiares de pessoas desaparecidas e catalogar essas informações e prestar o apoio inicial”, finalizou.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS