ECONOMIA: Mercado financeiro baixa para 3,58% a previsão de inflação para 2020

Recuo ligeiro continua a projetar indicador abaixo do centro da meta para este ano, que é de 4%; economistas acreditam que PIB será de 2,3%

ECONOMIA: Mercado financeiro baixa para 3,58% a previsão de inflação para 2020

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central revisaram ligeiramente para baixo a previsão para a inflação em 2020. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 13, a previsão é que o indicador feche o ano em 3,58%, enquanto na semana passada a previsão era de 3,60%. A aposta do mercado é que os preços desacelerem e fiquem abaixo do patamar de 2019.

 

A previsão está abaixo da meta prevista pelo governo para este ano, que é de 4%. Porém, há uma margem de tolerância de um ponto e meio porcentual para baixo ou para cima. Essa foi a primeira edição do boletim após os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019, que fechou em 4,31%, pouco acima do centro da meta e também maior que a última previsão do mercado, de 4,13%. Segundo o IBGE, responsável pela divulgação do resultado da inflação, o IPCA de 2019 aumentou por causa da disparada no preço das carnes no fim do ano.

 

A previsão para o crescimento da economia ficou estável nesta semana. A projeção é que o Produto Interno Bruto do país feche o ano em 2,3%. Caso se confirme, será o maior crescimento desde 2013, quando o Brasil registrou PIB de 3%. Os resultados de 2019 serão conhecidos em março, mas a expectativa do mercado é que o país tenha crescido 1,17%, pouco acima do resultado de 2018, de 1,10%.

 

Outros indicadores

 

O mercado manteve a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, no fim de 2020 em 4,5% ao ano. Atualmente, a taxa de juros já está nesse patamar, o menor da história. Com isso, o mercado segue prevendo juros estáveis no ano que vem. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne no início de fevereiro para definir sobre a política monetária em 2020 e, em sua última reunião, fez mistério para onde pode caminhar a taxa.

 

No câmbio, o mercado financeiro projeta que o dólar termine 2020 vendido a 4,04 reais, abaixo dos 4,08 reais da semana anterior. Na última sexta-feira, a moeda americana fechou o pregão cotada a 4,10 reais. A expectativa é que a assinatura de um acordo entre EUA e China pressione menos o valor da moeda americana.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS