ALERTA: Caso de raiva transmitida por morcego vampiro é confirmado no Norte

As medidas de vigilância, no sentido de controlar, prevenir, combater e evitar a disseminação da doença foram realizadas aproximadamente em 60 propriedades rurais, do município

ALERTA: Caso de raiva transmitida por morcego vampiro é confirmado no Norte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No município de Careiro Castanho (AM), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) promove a campanha de alerta contra a raiva transmitida por morcegos hematófagos (vampiros). Neste mês, a Adaf confirmou um foco de raiva em um bovino e, por conta disso, uma equipe de médicos veterinários e técnicos agropecuários tem realizado nas propriedades rurais a imunização dos animais herbívoros, e a captura de morcegos hematófagos. A ação iniciou no último dia 12 e está sendo encerrada nesta sexta-feira.

 

As medidas de vigilância, no sentido de controlar, prevenir, combater e evitar a disseminação da doença foram realizadas aproximadamente em 60 propriedades rurais, do município. Mais de 400 animais herbívoros foram imunizados contra raiva, sendo a maioria bovinos. Ao todo, 42 morcegos hematófagos foram capturados pela equipe da Adaf, e todos foram tratados com pasta vampiricida e soltos para fazer o controle populacional da colônia de origem. Já em quatro morcegos foi realizada a coleta de materiais para análise laboratorial, com o intuito de verificar circulação viral da raiva.

 

Sintomas

 

Rodrigo ressaltou ainda os sintomas da raiva em herbívoros. “Se o produtor observar algum animal que teve agressão nos últimos meses, que apresenta andar cambaleante, salivações excessivas, que se esconde da luz solar, fica longe do rebanho e não quer se alimentar, eles deverão comunicar a Adaf imediatamente”, reforçou.

 

Os morcegos podem afetar animais domésticos, como cães e gatos, bem como herbívoros, que são bovinos, suínos, equinos e caprinos. A doença causa impacto econômico, afetando a saúde pública, uma vez que pode afetar tanto o homem  como os animais mamíferos e silvestres. Quando se há evolução da doença, invariavelmente, é fatal nos animais acometidos.

 

O maior transmissor do patógeno é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS