A descoberta permite mostrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um garoto nigeriano de apenas 12 anos descobriu uma fórmula matemática que simplifica o estudo da Divisão.
O achado de Chika Ofili permite demonstrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete (ou não). Para tirar a prova, basta pegar o último dígito de qualquer número, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante. Se esse novo número é divisível por 7, o número original (também) é divisível por 7.
Como exemplo, para verificar o número 532 é necessário fazer: 53 + 2 x 5 = 63, sendo 63 múltiplo de 7, portanto, 7 também pode dividi-lo.
A professora de Chika, Mary Ellis, responsável pelo departamento de matemática da escola Westminster Under School, de Londres (Reino Unido), afirmou em um artigo para o jornal educacional da cidade que o aluno descobriu a fórmula enquanto fazia um trabalho nas férias.
Chika precisou estudar o livro First steps for problem solvers (“Primeiros passos para resolvedores de problemas”, em tradução livre), publicado pela United Kingdom Mathematics Trust (UKMT), para resolver o problema.
Nele, são apresentados testes de divisibilidade utilizados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. No entanto, para o algarismo 7 não havia teste simples.
Ao término das férias, Chika apresentou a fórmula para o corpo docente da sua escola.
Um matemático neutro foi convocado, atestando cientificamente sua fórmula. Em outras palavras, tudo redondinho!
Descobriu-se também que a fórmula é aplicável quando se multiplica o último dígito por 12, 19, 26, 33 e depois se adiciona à prte restante do número.
Prêmios
Em reconhecimento pelo seu trabalho, a ONG Cause4Children Limited concedeu à Chika o prêmio TruLittle Hero Awards, que recompensa realizações notáveis de crianças e jovens com menos de 17 anos no Reino Unido.
A cinco mil quilômetros dali, na Nigéria, a imprensa local parabenizou o feito do garoto de apenas 12 anos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!